Concepções de meio ambiente entre estudantes de licenciatura em ciências biológicas

Autores

  • Fernanda de Almeida Cardoso Universidade Cruzeiro do Sul
  • Rita de Cássia Frenedozo Universidade Cruzeiro do Sul
  • Mauro Sérgio Teixeira de Araújo Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2015.v10.1915

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Percepção Ambiental, Ciências Biológicas.

Resumo

Visando analisar as concepções de Meio Ambiente (MA) dos estudantes do 1º e 3º anos do curso de licenciatura de Biologia em uma instituição de ensino particular foi aplicado um questionário para comparar o conhecimento prévio e adquirido sobre o tema. As concepções foram classificadas e mostram que entre alunos ingressantes predomina uma visão romântica do MA e que ela é alterada no decorrer do curso. Houve mudança na concepção socioambiental, sugerindo que os formandos desenvolvem maior consciência de que fazem parte do MA e se sentem responsáveis pela sua degradação, possivelmente pela sua maior maturidade e experiência social e acadêmica. A percepção reducionista permaneceu semelhante entre ingressantes e formandos, sinalizando que ainda acreditam que o MA se refere apenas à fauna e flora, fatores bióticos e abióticos e se excluem como seres pertencentes à natureza. Outros resultados sugerem que a Educação Ambiental não é realizada de maneira interdisciplinar, sendo considerados apenas temas biológicos, apontando para a necessidade de serem buscados outros encaminhamentos metodológicos no processo formativo dos estudantes.

Biografia do Autor

  • Fernanda de Almeida Cardoso, Universidade Cruzeiro do Sul
    Professora de Educação Básica. Aluna do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Cruzeiro do Sul.
  • Rita de Cássia Frenedozo, Universidade Cruzeiro do Sul
    Professora Doutora do Programa de Mestrado e Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Cruzeiro do Sul, Rua Galvão Bueno, 868, Liberdade, CEP 01506-000, 11-3385-3000, Local de Trabalho: Universidade Cruzeiro do Sul. Atividades: Membro do Conselho Editorial da Revista REnCiMa, Coordenador da Pós-Graduação Lato Sensu Ensino de Biologia.
  • Mauro Sérgio Teixeira de Araújo, Universidade Cruzeiro do Sul
    Professor Doutor do Programa de Mestrado e Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Cruzeiro do Sul, Rua Galvão Bueno, 868, Liberdade, CEP 01506-000, 11-3385-3000, mstaraujo@uol.com.br Bacharel (1988) e Licenciado (1996) em Física pelo Instituto de Física da USP. Mestre (1991) e Doutor (1997) em Ciências pelo Instituto de Física da USP. Local de Trabalho: Universidade Cruzeiro do Sul. Atividades: Membro do Conselho Editorial da Revista REnCiMa, Coordenador da Pós-Graduação Lato Sensu Ensino de Matemática, modalidades presencial e a distância. Membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e do Grupo de Apoio a Avaliação Institucional (GAAVI). Áreas de pesquisa: Metodologias e estratégias de ensino de Física e Matemática, utilização de abordagens temáticas e do enfoque CTS/CTSA, elementos de Educação Ambiental e educação voltada à cidadania.

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Publicado

08-07-2015

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CARDOSO, Fernanda de Almeida; FRENEDOZO, Rita de Cássia; ARAÚJO, Mauro Sérgio Teixeira de. Concepções de meio ambiente entre estudantes de licenciatura em ciências biológicas. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 10, n. 2, p. 95–112, 2015. DOI: 10.34024/revbea.2015.v10.1915. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/1915. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2014-04-30
Aprovado 2015-06-17
Publicado 2015-07-08