Concepções de meio ambiente entre estudantes de licenciatura em ciências biológicas

Autores

  • Fernanda de Almeida Cardoso Universidade Cruzeiro do Sul
  • Rita de Cássia Frenedozo Universidade Cruzeiro do Sul
  • Mauro Sérgio Teixeira de Araújo Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2015.v10.1915

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Percepção Ambiental, Ciências Biológicas.

Resumo

Visando analisar as concepções de Meio Ambiente (MA) dos estudantes do 1º e 3º anos do curso de licenciatura de Biologia em uma instituição de ensino particular foi aplicado um questionário para comparar o conhecimento prévio e adquirido sobre o tema. As concepções foram classificadas e mostram que entre alunos ingressantes predomina uma visão romântica do MA e que ela é alterada no decorrer do curso. Houve mudança na concepção socioambiental, sugerindo que os formandos desenvolvem maior consciência de que fazem parte do MA e se sentem responsáveis pela sua degradação, possivelmente pela sua maior maturidade e experiência social e acadêmica. A percepção reducionista permaneceu semelhante entre ingressantes e formandos, sinalizando que ainda acreditam que o MA se refere apenas à fauna e flora, fatores bióticos e abióticos e se excluem como seres pertencentes à natureza. Outros resultados sugerem que a Educação Ambiental não é realizada de maneira interdisciplinar, sendo considerados apenas temas biológicos, apontando para a necessidade de serem buscados outros encaminhamentos metodológicos no processo formativo dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda de Almeida Cardoso, Universidade Cruzeiro do Sul

Professora de Educação Básica. Aluna do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Cruzeiro do Sul.

Rita de Cássia Frenedozo, Universidade Cruzeiro do Sul

Professora Doutora do Programa de Mestrado e Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Cruzeiro do Sul, Rua Galvão Bueno, 868, Liberdade, CEP 01506-000, 11-3385-3000, Local de Trabalho: Universidade Cruzeiro do Sul. Atividades: Membro do Conselho Editorial da Revista REnCiMa, Coordenador da Pós-Graduação Lato Sensu Ensino de Biologia.

Mauro Sérgio Teixeira de Araújo, Universidade Cruzeiro do Sul

Professor Doutor do Programa de Mestrado e Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Cruzeiro do Sul, Rua Galvão Bueno, 868, Liberdade, CEP 01506-000, 11-3385-3000, mstaraujo@uol.com.br Bacharel (1988) e Licenciado (1996) em Física pelo Instituto de Física da USP. Mestre (1991) e Doutor (1997) em Ciências pelo Instituto de Física da USP. Local de Trabalho: Universidade Cruzeiro do Sul. Atividades: Membro do Conselho Editorial da Revista REnCiMa, Coordenador da Pós-Graduação Lato Sensu Ensino de Matemática, modalidades presencial e a distância. Membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e do Grupo de Apoio a Avaliação Institucional (GAAVI). Áreas de pesquisa: Metodologias e estratégias de ensino de Física e Matemática, utilização de abordagens temáticas e do enfoque CTS/CTSA, elementos de Educação Ambiental e educação voltada à cidadania.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

08-07-2015

Como Citar

Cardoso, F. de A., Frenedozo, R. de C., & Araújo, M. S. T. de. (2015). Concepções de meio ambiente entre estudantes de licenciatura em ciências biológicas. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 10(2), 95–112. https://doi.org/10.34024/revbea.2015.v10.1915

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2014-04-30
Aceito: 2015-06-17
Publicado: 2015-07-08

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.