A contribuição dos catadores de lixo para a formação de uma Educação Ambiental no semi-árido nordestino do Brasil.

Autores

  • Luan Gomes dos Santos de Oliveira Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, PB
  • Geovânia da Silva Toscano Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB
  • Ramiro Gustavo Valera Camacho Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Natal, RN
  • Gilcélia Batista de Góis Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Natal, RN

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2015.v10.1914

Palavras-chave:

Questão Socioambiental, ACREVI, Catadores de Lixo.

Resumo

Nosso estudo tem como referência a Associação Comunitária Reciclando para a Vida (ACREVI), situada na cidade de Mossoró/RN, no Bairro Nova Vida. Analisa-se quais as concepções de Educação Ambiental dos associados da ACREVI no ano de 2009. Como procedimentos metodológicos realizamos revisão, pesquisa de campo que teve como instrumentos as seis entrevistas semiestruturadas e a observação in lócus. Identificamos que para os sujeitos entrevistados a Educação Ambiental é reconhecida como uma ferramenta que é desenvolvida através da coleta seletiva e da realização de palestras nas empresas acerca do tratamento do lixo, como também pelo teatro. Trata-se de uma investigação realizada no final da Graduação em Serviço Social na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. (UERN) concluída em 2009.

Biografia do Autor

  • Luan Gomes dos Santos de Oliveira, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, PB
    Docente e Assistente Social da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFRN). Suas discussões se concentram nas seguintes áreas: Meio Ambiente e Serviço Social; Logoterapia e Saúde Mental.
  • Geovânia da Silva Toscano, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB
    Docente e Socióloga. Dra. em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
  • Ramiro Gustavo Valera Camacho, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Natal, RN
    Docente e pesquisador na área de ciência biológicas e ambientais. Drº em Botânica pela Universidade de São Paulo. Suas áreas de estudo são o bioma caatinga, educação ambiental e convivência com o semi-árido.
  • Gilcélia Batista de Góis, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Natal, RN
    Docente e Assistente Social da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Pesquisadora na área do Serviço Social e questão agrária.

Downloads

Publicado

27-09-2015

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

OLIVEIRA, Luan Gomes dos Santos de; TOSCANO, Geovânia da Silva; CAMACHO, Ramiro Gustavo Valera; GÓIS, Gilcélia Batista de. A contribuição dos catadores de lixo para a formação de uma Educação Ambiental no semi-árido nordestino do Brasil. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 10, n. 3, p. 97–110, 2015. DOI: 10.34024/revbea.2015.v10.1914. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/1914. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2014-04-30
Aprovado 2015-09-02
Publicado 2015-09-27