Mudanças climáticas: abordando a tématica através de uma sequência didática

Autores

  • João Paulo de Melo Instituto Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.19139

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Sustentabilidade, Mudanças Climáticas, Sequência Didática, Ensino-aprendizagem

Resumo

Na atualidade, a questão das Mudanças Climáticas tornou-se um dos problemas socioambientais contemporâneos mais preocupantes. Assim, emerge a necessidade da composição de mais recursos didáticos pedagógicos a serem disponibilizados aos discentes do ensino fundamental, anos iniciais - 4º e 5º anos. Deste modo, o objetivo pretendido com o presente material é apresentar uma proposta educacional referente ao tema mudanças climáticas para alunos do ensino fundamental, anos iniciais, 4º e 5º anos, contribuindo efetivamente para o alcance do ODS 13, Ação Contra a Mudança Climática Global, da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas - ONU. A utilização da metodologia de ensino da sequência didática, no planejamento escolar, possibilita uma abrangência pedagógica coesa e necessária ao ensino, por ter características que favorecem o processo da construção do conhecimento e a conscientização em Educação Ambiental.

Referências

BARBADO, N.; LEAL, A. C. Global cooperation on climate change and implementation of SDG 6 in Brazil. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 3, p. e29110313290, 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. (2018). Base Nacional Comum Curricular: versão final. Brasília, MEC. URL: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Aces-so 15.04.2021

CARNEIRO, Rosângela Maria Adriano. O ensino e a aprendizagem em química e Educação Ambiental na perspectiva CTSA: um estudo descritivo - Repositório Institucional UFC – 2019. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39998. Universidade Federal do Ceará, Acesso em 06 de fevereiro de 2023.

CAVALCANTI, Marcello Henrique da Silva; RIBEIRO, Matheus Marques; BARRO, Mario Roberto. Planejamento de uma sequência didática sobre energia elétrica na perspectiva CTS. Ciência & Educação (Bauru), v. 24, p. 859-874, 2018.

DA SILVA, Emanuel Mateus. O papel da Educação Ambiental nas ações de combate as mudanças climáticas. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 14, n. 2, p. 387-396, 2019.

FARIA, Daniela Resende de; RAMOS, Maria Carolina; COLTRI, Priscila Pereira. Sequência Didática como estratégia para ensino sobre desafios socioambientais relacionados às Mudanças Climáticas. Terra e Didática, v. 17, p. e021052-e021052, 2021.

FRANCO, D. L. A importância da sequência didática como metodologia no ensino da disciplina de Física moderna no Ensino Médio. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 11, n. 1, p. 151–162, 2018.

IPCC. (2007). Climate Change 2007: Synthesis Report. Contribution of Working Groups I, II and III to the Fourth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change. IPCC, Geneva, Switzerland, p. 104.

LAKATOS, Eva Maria. MARCONI, Marina de Andrade; Fundamentos de metodologia científica. Atlas, 2003.

MARTINS, Márcio André Rodrigues; HARTMANN, Ângela Maria. Dispositivos para aprender e criar em ciências e matemática. Editora Dialética, 2023.

MELO, J. P. de et al. Educação Ambiental e mudanças climáticas: elaboração de uma sequência didática como metodologia de ensino na educação básica. in LEITE, Jean (org) Tópicos para o fortalecimento da sustentabilidade no Rio Grande do Norte: Educação Ambiental, ações adaptativas e de gestão, 2022, p. 9-46.

MELO, J. P. de; CHAGAS, K. K. do N.; GIESTA, J. P. Análise da realização de práticas em Educação Ambiental e sustentabilidade na educação básica. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 18, n. 6, p. 13–27, 2023.

MOREIRA JUNIOR, D. P.; BUENO, C.; SILVA, C. M. da. A utilização de mídias como recurso didático para a abordagem e contextualização das mudanças climáticas na Educação Ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 17, n. 2, p. 169–183, 2022.

OLIVEIRA, Katyeudo Karlos; DE SOUZA, Ricardo. Mudanças climáticas na educação: um levantamento das práticas, ferramentas e tecnologias digitais. In: WORKSHOP DE COMPUTAÇÃO APLICADA À GESTÃO DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS (WCAMA), 11. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 151-160.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 224p. 1998.

Downloads

Publicado

01-12-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MELO, João Paulo de. Mudanças climáticas: abordando a tématica através de uma sequência didática. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 9, p. 447–461, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v19.19139. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/19139. Acesso em: 11 dez. 2025.
Recebido 2024-07-19
Aprovado 2024-09-13
Publicado 2024-12-01