Festa de São Pedro e Serviços Ecossistêmicos Culturais: aprendizagens de um Grupo Pesquisador em Educação Ambiental no Pantanal

Autores

  • Lucia Shiguemi Izawa Kawahara Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, MT
  • Michèle Tomoko Sato Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, MT

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2015.v10.1913

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Identidade Cultural, Serviços Ecossistêmicos.

Resumo

O presente trabalho busca demonstrar a construção da identidade de um Grupo Pesquisador em Educação Ambiental em diálogo com uma comunidade pantaneira baseado nos princípios da Sociopoética. Na trama metodológica utilizamos, fenomenologicamente, o entrelaçamento das práticas das festas santas com a linguagem da Avaliação Ecossistêmica do Milênio. Procuramos compreender como a comunidade de São Pedro de Joselândia – MT consegue manter sua tradição, identidade e, portanto, o amor pela própria terra e cuidados do ambiente em que vive. Por meio de observações, entrevistas direcionadas e questionários, percebemos a presença de uma Educação Ambiental Pós-Crítica vividas pela aprendizagem transgeracional. Nesta convivência e espaços de celebrações, coletivamente se constroem táticas de manutenção da tradição e da cultura que vai se ajustando, sem negar a sua identidade e valores específicos do pantaneiro.

Biografia do Autor

  • Lucia Shiguemi Izawa Kawahara, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, MT
    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT(1997), mestrado em Educação (2000). e doutoranda (2010) pela mesma universidade. Pesquisadora e educadora ambiental do Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte - GPEA/UFMT; analista de meio ambiente da Secretaria de Estado de Meio Ambiente - SEMA/MT e professora do Centro Universitário Varzeagrandense - UNIVAG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Educação Ambiental e formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, justiça ambiental, cultura, identidade, didática e currículo.
  • Michèle Tomoko Sato, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, MT
    MICHÈLE SATO possui licenciatura em Biologia (São Paulo, SP), mestrado em Filosofia (Norwich, Inglaterra), doutorado em Ciências (São Carlos, SP) e pós-doutorado em Educação (Montréal, Canadá). É docente associada no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Mato Grosso [UFMT] e líder do Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte (GPEA), além de colaboradora em várias outras universidades nacionais e estrangeiras. Colabora nas comissões editoriais de diversos periódicos e é articuladora de diversas redes potencialmente ambientais. Possui várias experiências nacionais e internacionais, é bolsista produtividade do CNPq e membro do Fórum de Direitos Humanos e da Terra de Mato Grosso.

Downloads

Publicado

21-03-2015

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

KAWAHARA, Lucia Shiguemi Izawa; SATO, Michèle Tomoko. Festa de São Pedro e Serviços Ecossistêmicos Culturais: aprendizagens de um Grupo Pesquisador em Educação Ambiental no Pantanal. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 10, n. 1, p. 221–240, 2015. DOI: 10.34024/revbea.2015.v10.1913. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/1913. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2014-04-30
Aprovado 2015-01-20
Publicado 2015-03-21