EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E A EDUCAÇÃO CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE (CTSA): POSSÍVEIS APROXIMAÇÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.19124

Palavras-chave:

Estratégias Pedagógicas; Questões Sociocientíficas; Similaridades entre Abordagens.

Resumo

Essa pesquisa objetivou apresentar e refletir sobre possíveis aproximações entre Educação Ambiental (EA) na vertente Crítica e a educação Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Assim, realizou-se uma pesquisa qualitativa, a partir de reflexão teórica e estudo exploratório de trabalhos presentes em revistas de Educação Ambiental e em revistas do Ensino de Ciências. Os resultados revelaram que, embora o entendimento de EA crítica e de CTSA apresentem diversas semelhanças, o desenvolvimento de estratégias pedagógicas e a realização de ações de formação de professores são fundamentais para que a prática dos educadores envolva as duas linhas potencializando um ensino crítico e reflexivo.

Biografia do Autor

  • Josmaria Lopes de Morais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Doutora em Química (UFPR), Mestre em Ciências (UTFPR), Licenciada e Bacharel em Química (UFPR). Experiência: ensino básico, ensino superior e pós graduação stricto. Atua como professora pesquisadora sênior do Programa de Mestrado e Doutorado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática- Programa de Pós Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Curitiba onde desenvolve pesquisas e orienta alunos com temáticas relacionadas com Educação Ambiental, Ensino de Ciências, Formação de professores.

  • Lizete Maria Orquiza de Carvalho, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho: Ilha Solteira, SP, BR

    Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual de Londrina (1979), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (1975), mestrado em Ensino de Ciências (Modalidade Física e Química) pela Universidade de São Paulo (1986) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1994). Realizou estágio de pós-doutoramento no College of Education da Michigan State University (1996 e 1997). É professora associada aposentada pelo Departamento de Física e Química da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), docente efetiva no Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência da UNESP, e docente colaboradora na Rede em Educação em Ciências e Matemática - Doutorado - REAMEC e no Programa de Pós-graduação em Formação Científica Educacional e Tecnologia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: educação científica, formação inicial de professores de Física e formação de professores de Ciências no contexto escolar.

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Publicado

18-09-2024

Como Citar

CULPI, Vera Lúcia Ferreira da Luz; MORAIS, Josmaria Lopes de; ORQUIZA-DE-CARVALHO, Lizete Maria. EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E A EDUCAÇÃO CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE (CTSA): POSSÍVEIS APROXIMAÇÕES . Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 7, p. 455–466, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v19.19124. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/19124. Acesso em: 13 dez. 2025.