UM ESTUDO DE CASO DA TÉCNICA DE GRUPO FOCAL COMO FERRAMENTA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.19117

Palavras-chave:

Coleta de Dados; Ensino Escolar; Meio Ambiente

Resumo

A crise ambiental atual necessita de ações e reflexões que englobem os aspectos culturais, sociais e políticos, para que juntos criem mecanismos de uso racional de recursos e mitigação de impactos. Neste escopo, buscou-se averiguar as contribuições da técnica do Grupo Focal na coleta de dados para análise qualitativa de conteúdos acerca da temática ambiental produzidos por alunos do Curso de Formação de Docentes – Nível Técnico de uma escola da rede privada da cidade de Ponta Grossa (PR). A escolha pelo Grupo Focal se deu pela necessidade da produção de conteúdo com maior profundidade sobre o meio ambiente. Os resultados apontam que o uso da técnica é positiva e contribui para atividades de EA nas escolas.

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Publicado

18-09-2024

Como Citar

SMAHA, Lucelia; SEGECIN MORO, Rosemeri; MARIS ORTH RITTER ANTIQUEIRA, Lia; ARTIGAS DA SILVA, Khalyd. UM ESTUDO DE CASO DA TÉCNICA DE GRUPO FOCAL COMO FERRAMENTA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 7, p. 425–434, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v19.19117. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/19117. Acesso em: 13 dez. 2025.