A CONSTITUIÇÃO DE UM NÚCLEO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE CURITIBA: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DE EDUCADORES AMBIENTAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.19110

Palavras-chave:

Colletive action, Teacher training, Critical Reflection

Resumo

Este artigo investiga a educação ambiental em Curitiba, com foco no Núcleo de Gestão da Educação Ambiental e seu papel na promoção de políticas e práticas sustentáveis. Começa com um panorama da educação ambiental na sociedade contemporânea, enfatizando sua importância crescente. Explora a formação de educadores ambientais a partir da reflexão crítica e diálogo. Os resultados destacam a relevância da formação docente em iniciativas alinhadas aos currículos, integrando práticas educacionais com políticas públicas para enfrentar desafios ambientais globais. O estudo não só documenta o impacto positivo das iniciativas educacionais em Curitiba, mas também sugere direções futuras para fortalecer e expandir essas práticas visando a construção de sociedades sustentáveis.

Biografia do Autor

  • Marcelo Lambach, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Possui doutorado e mestrado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGECT-UFSC). Realiza estágio de Pós-Doutorado na Universidade Nacional de Misiones - Argentina. Tem especialização em TIC na Educação (PUC-RJ), especialização em Educação de Jovens e Adultos (UFPR), graduação em Química Licenciatura (UFPR) e graduação em Química Industrial (PUC-PR). Atualmente é docente na Universidade Tecnológica Federal do Paraná campus Curitiba (UTFPR) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET). Editor Gerente da Revista ACTIO: Docência em Ciências desde 2016. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Química, Ciências e Tecnologia. Coordenou o Subprojeto do PIBID em Química Licenciatura. Foi Conselheiro Titular do Conselho de Graduação e Educação Profissional (COGEP) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Foi Presidente da Câmara Técnica de Licenciaturas da UTFPR. Coordenou o PPGFCET de 2016 a 2018.Tem experiência na área de Química no Ensino Superior, Médio e Ciências do Ensino Fundamental, atuando principalmente nos seguintes temas: formação inicial e permanente de professores, educação científica, ensino na perspectiva de Paulo Freire, educação de jovens e adultos (EJA), epistemologia, história e filosofia da ciência (HFC), ensino de ciências e química com ênfase nas relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS).

  • João Amadeus Pereira Alves , Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Doutor e Mestre em Educação para a Ciência, pela Faculdade de Ciências da UNESP de Bauru, SP [2010 e 2005]. Graduado em Lic. em Física pela UEPG [1998]. Professor Associado II do Departamento de Física da UTFPR/Curitiba. Atua na Lic. em Física e no PPGFCET da UTFPR-CT, orientando graduandos, mestrandos e doutorandos. Conselheiro Titular da Câmara Técnica das Licenciaturas da UTFPR. Integra os Colegiados do PPGFCET e da Lic. em Física. Editor de Seção da Revista Actio - Docência em Ciências. Lidera o "Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Atuação Docente em Ciências Naturais". Dedica-se ao estudo e orientação de trabalhos atinentes à Educação CTSA, especialmente em QSC e Formação Continuda de Professores, bem como processos de ensino-aprendizagem de CN. Foi orientador no PPGECM da UFPR [de 2014 a 2018]. Autor da Coleção "Ciências para Nosso Tempo", aprovada no MEC/PNLD 2014-17. Foi Professor da UEPG [de 2006 a 2012] e da Educação Básica, lecionando Ciências e Matemática (EF-II ) e Física (EM) [de 1995 a 2006].

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Publicado

18-09-2024

Como Citar

CAMPOS, Mariangela Jocelita Frigo de; LAMBACH, Marcelo; ALVES , João Amadeus Pereira. A CONSTITUIÇÃO DE UM NÚCLEO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE CURITIBA: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DE EDUCADORES AMBIENTAIS. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 7, p. 181–194, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v19.19110. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/19110. Acesso em: 13 dez. 2025.