THE ESTABLISHMENT OF AN ENVIRONMENTAL EDUCATION CENTER IN THE MUNICIPALITY OF CURITIBA: CHALLENGES FOR THE TRAINING OF ENVIRONMENTAL EDUCATORS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.19110

Keywords:

Colletive action, Teacher training, Critical Reflection

Abstract

This article investigates environmental education in Curitiba, focusing on the Environmental Education Management Center and its role in promoting sustainable policies and practices. It begins with an overview of environmental education in contemporary society, emphasizing its growing importance. Explores the training of environmental educators based on critical reflection and dialogue. The results highlight the relevance of teacher training in initiatives aligned with curricula, integrating educational practices with public policies to face global environmental challenges. The study not only documents the positive impact of educational initiatives in Curitiba, but also suggests future directions to strengthen and expand these practices with a view to building sustainable societies. 

Author Biographies

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    Possui doutorado e mestrado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGECT-UFSC). Realiza estágio de Pós-Doutorado na Universidade Nacional de Misiones - Argentina. Tem especialização em TIC na Educação (PUC-RJ), especialização em Educação de Jovens e Adultos (UFPR), graduação em Química Licenciatura (UFPR) e graduação em Química Industrial (PUC-PR). Atualmente é docente na Universidade Tecnológica Federal do Paraná campus Curitiba (UTFPR) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET). Editor Gerente da Revista ACTIO: Docência em Ciências desde 2016. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Química, Ciências e Tecnologia. Coordenou o Subprojeto do PIBID em Química Licenciatura. Foi Conselheiro Titular do Conselho de Graduação e Educação Profissional (COGEP) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Foi Presidente da Câmara Técnica de Licenciaturas da UTFPR. Coordenou o PPGFCET de 2016 a 2018.Tem experiência na área de Química no Ensino Superior, Médio e Ciências do Ensino Fundamental, atuando principalmente nos seguintes temas: formação inicial e permanente de professores, educação científica, ensino na perspectiva de Paulo Freire, educação de jovens e adultos (EJA), epistemologia, história e filosofia da ciência (HFC), ensino de ciências e química com ênfase nas relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS).

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    Doutor e Mestre em Educação para a Ciência, pela Faculdade de Ciências da UNESP de Bauru, SP [2010 e 2005]. Graduado em Lic. em Física pela UEPG [1998]. Professor Associado II do Departamento de Física da UTFPR/Curitiba. Atua na Lic. em Física e no PPGFCET da UTFPR-CT, orientando graduandos, mestrandos e doutorandos. Conselheiro Titular da Câmara Técnica das Licenciaturas da UTFPR. Integra os Colegiados do PPGFCET e da Lic. em Física. Editor de Seção da Revista Actio - Docência em Ciências. Lidera o "Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Atuação Docente em Ciências Naturais". Dedica-se ao estudo e orientação de trabalhos atinentes à Educação CTSA, especialmente em QSC e Formação Continuda de Professores, bem como processos de ensino-aprendizagem de CN. Foi orientador no PPGECM da UFPR [de 2014 a 2018]. Autor da Coleção "Ciências para Nosso Tempo", aprovada no MEC/PNLD 2014-17. Foi Professor da UEPG [de 2006 a 2012] e da Educação Básica, lecionando Ciências e Matemática (EF-II ) e Física (EM) [de 1995 a 2006].

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Published

2024-09-18

How to Cite

CAMPOS, Mariangela Jocelita Frigo de; PORTUGUÊS, Português; PORTUGUÊS, Português. THE ESTABLISHMENT OF AN ENVIRONMENTAL EDUCATION CENTER IN THE MUNICIPALITY OF CURITIBA: CHALLENGES FOR THE TRAINING OF ENVIRONMENTAL EDUCATORS. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 19, n. 7, p. 181–194, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v19.19110. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/19110. Acesso em: 13 dec. 2025.