DANÇANIMAL: VIDEODANÇA COMO PROPOSTA DE SENSIBILIZAÇÃO DOS ALUNOS DO IFPR CAMPUS PARANAGUÁ PARA A BIODIVERSIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.19083

Palavras-chave:

Dança, Educação Ambiental, Fauna, Paranaguá

Resumo

O presente trabalho buscou criar uma ferramenta de sensibilização por meio da valorização da fauna de determinada região do litoral do Paraná e a elaboração de um material didático, o videodança “Dançanimal” que contempla 5 coreografias, cada uma atribuída a um animal: Coruja-buraqueira, Formigas, Urubu-de-cabeça-preta, Sapo-martelo, e a Jararaca-comum. As coreografias foram montadas em estilo livre, com elementos de diversos estilos de dança, visando demonstrar características comportamentais das espécies. Acredita-se que trabalhos como este possam contribuir para a sensibilização de diferentes grupos de pessoas em relação à biodiversidade e se tornar uma ferramenta de Educação Ambiental.

Referências

ALMEIDA, Samuel Leandro de. VIDEODANÇA: O DIÁLOGO DO CORPO QUE COMUNICA. 2019. 43 f. Monografia (Especialização) - Curso de Dança, Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34566. Acesso em: 25 nov. 2023.

CONCEIÇÃO, Wagner Miranda da.O FESTIVAL FOLCLÓRICO DE PARINTINS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PAUTAS SOCIAIS VIA DANÇA.. In: Anais do Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia. Anais...Diamantina(MG) Online, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cobicet2022/521744-O-FESTIVAL-FOLCLORICO-DE-PARINTINS-NA-EDUCACAO-FISICA-ESCOLAR--PAUTAS-SOCIAIS-VIA-DANCA. Acesso em: 14 jun.2023.

Fundação de Amparo à Pesquisa da Amazônia (FAPEAM). Pesquisa busca entender como formigas se distribuem na floresta amazônica. 2016. 1 fotografia. Disponível em: https://www.fapeam.am.gov.br/pesquisa-busca-entender-como-formigas-se-distribuem-na-floresta-amazonica/.

MARTINS, Márcio., POMBAL, José P., & HADDAD, Célio F. B. (1998). Comportamento agressivo crescente e cuidado parental facultativo na rã gladiadora Hyla faber, que constrói ninhos. Amphibia-Reptilia , 19 (1), 65-73. https://doi.org/10.1163/156853898X00331.

MARTINS, Renato Augusto. Jararaca-da-mata. 2015. 1 fotografia. 800 × 531 pixels. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Jararaca_-_Bothrops_jararaca_-_Sibilando.jpg.

MIRANDA, Felipe. Por que as formigas carregam folhas?. SoCientífica, 2022. Disponível em: https://socientifica.com.br/por-que-as-formigas-carregam-folhas/.

PERALES, Tomás. C. Sapo-martelo (Boana faber). 2022. 1 fotografia. Disponível em: https://www.biodiversity4all.org/observations/104726475.

SANDOVAL, Adriana Nelly Correa. Urubu-preto (Coragyps atratus). 2021. 1 fotografia. Disponível em: https://www.biodiversity4all.org/observations/73504855.

SAZIMA, Ivan. (1988). Um estudo de biologia comportamental da jararaca. Bothrops jararaca, com uso de marcas naturais. Memórias do Instituto Butantan. 50. 83-99. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/277776163_Um_estudo_de_biologia_comportamental_da_jararaca_Bothrops_jararaca_com_uso_de_marcas_naturais. Acesso em: 29 ago. 2023.

SWAROFSKY, Frederico. Coruja-buraqueira. 2011. 1 fotografia. Disponível em: https://www.wikiaves.com.br/343177.

WIKIAVES. Coruja-buraqueira. Disponível em: https://www.wikiaves.com.br/wiki/coruja-buraqueira. Acesso em: 30 ago. 2023.

WIKIAVES. Urubu-preto. Disponível em: https://www.wikiaves.com.br/wiki/urubu-preto. Acesso em 27 out. 2023.

Downloads

Publicado

18-09-2024

Como Citar

KLOS KABAYA, Giulia Ayumi; STRESSER DE ASSIS, Talita; RAITTZ CAVALLET, Izabel Carolina; TSCHOKE VIVAN, Aline. DANÇANIMAL: VIDEODANÇA COMO PROPOSTA DE SENSIBILIZAÇÃO DOS ALUNOS DO IFPR CAMPUS PARANAGUÁ PARA A BIODIVERSIDADE. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 7, p. 375–387, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v19.19083. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/19083. Acesso em: 13 dez. 2025.