PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA ELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO MEDIADO PELA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU

Autores

  • Diesse Sereia Federal Technological University of Paraná
  • Rodrigues Pós Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá - Paraná, Brazil. https://orcid.org/0000-0001-6152-0075
  • Lucilene Alves Moreira Bordignon Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Roseli Bernardete Dahlem Pacheco
  • Sara Regina
  • José Ulisses dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.19078

Palavras-chave:

Conflitos; Educação Ambiental Crítica; Unidades de Conservação.

Resumo

O objetivo deste estudo é descrever o processo de análise da realidade territorial na construção do Projeto Político Pedagógico mediado pela Educação Ambiental (PPPEA) do Parque Nacional do Iguaçu (PNI). A constituição dos dados se deu através da participação ativa de mais de 180 atores sociais. Os resultados identificaram 25 problemas, 27 potencialidades e indicaram majoritariamente sentimentos positivos sobre o PNI. O PPPEA é um instrumento vivo, contínuo e eficaz para conduzir processos educativos críticos e emancipatórios. Este estudo ressalta a importância da participação ativa dos atores sociais no processo de elaboração e na implementação de ações para enfrentar os desafios socioambientais identificados.

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Publicado

18-09-2024

Como Citar

SEREIA, Diesse; RODRIGUES, Karlen; ALVES MOREIRA BORDIGNON, Lucilene Alves Moreira Bordignon; DAHLEM PACHECO, Roseli Bernardete; SAMPAIO DE PONTES, Sara Regina; DOS SANTOS, José Ulisses. PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA ELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO MEDIADO PELA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 7, p. 319–333, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v19.19078. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/19078. Acesso em: 14 dez. 2025.