PERCEPÇÕES E ATITUDES AMBIENTAIS: FUNDAMENTOS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.19069

Palavras-chave:

Atores sociais, Comportamentos pró-ambientais, Mudanças Climáticas, Parque Nacional do Iguaçu, Temas ambientais

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar as percepções ambientais de atores sociais residentes no entorno do Parque Nacional do Iguaçu (Paraná - Brasil). A pesquisa se caracterizou como quali-quantitativa e a constituição dos dados ocorreu mediante a aplicação de um questionário. A análise ocorreu de maneira interpretativa e por meio do cálculo de ranking médio. Os resultados evidenciaram que os participantes atribuem as causas das mudanças climáticas à atividade humana e perceberam seus impactos em um curto período de tempo. Além disso, evidenciaram a importância de discutir diversos temas ambientais em todos os níveis e modalidades de ensino e apresentaram atitudes que demonstram comportamentos pró-ambientais.

Biografia do Autor

  • Diesse Aparecida de Oliveira Sereia, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Professora adjunta na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) desde 2013. Formada em Ciências Biológicas (2005), com especialização em Educação e Gestão Ambiental (2012), e doutorado em Biologia Comparada pela UEM (2012). Atuou durante 7 anos (2004 - 2010) como professora da Educação Básica na rede pública estadual do estado do Paraná. Foi coordenadora do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) entre 2017 e 2018, e do programa Residência Pedagógica de 2019 a 2021. Possui experiência em pesquisa e docência na área da Ecologia e Educação, com ênfase em Educação Ambiental e Conservação, atuando principalmente nos seguintes temas: conservação dos recursos naturais, educação ambiental não formal em unidades de conservação e formação de professores. Atualmente é coordenadora da Câmara Temática de Educação Ambiental e do Projeto Político Pedagógico Mediado pela Educação Ambiental do Parque Nacional do Iguaçu, além de ser membro da Comissão Interinstitucional Estadual de Educação Ambiental (CIEA) no estado do Paraná.

  • Ana Tiyomi Obara, Universidade Estadual de Maringá

    Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (1987), Mestre em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (1992) e Doutora em Ciências pela UFSCar (1999). Foi docente colaboradora no Departamento de Tecnologia Ambiental na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (1999-2000). É Professora Associada do Departamento de Biologia da Universidade Estadual de Maringá - UEM, na área de Ensino, de 2000 até o presente. Desenvolve estudos e pesquisas nas áreas de Educação Ambiental e Ensino de Ciências, atuando, principalmente, com os seguintes temas: formação de professores, didática no ensino de Ciências e Biologia e Educação Ambiental em escolas, unidades de conservação e comunidades. Em 2003, criou o Grupo de Estudo, Pesquisa e Disseminação do Ensino de Ciências e Biologia e da Educação Ambiental - SEMINARE. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática - PCM/UEM no biênio 2011-2013 e Pró-Reitora de Ensino na UEM na gestão 2014-2018. Pesquisadora Associada, desde dezembro de 2018, do Centre de recherche en éducation et formation relative à lenvironnement et à lécocitoyenneté da Universidade do Quebéc em Montreal - UQAM.

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Publicado

18-09-2024

Como Citar

RODRIGUES, Karlen; DE OLIVEIRA SEREIA, Diesse Aparecida; TIYOMI OBARA, Ana. PERCEPÇÕES E ATITUDES AMBIENTAIS: FUNDAMENTOS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO . Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 7, p. 279–293, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v19.19069. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/19069. Acesso em: 14 dez. 2025.