POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CURITIBA: TRAJETÓRIA, FUNDAMENTOS E POSSIBILIDADES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.19056

Palavras-chave:

Cidade Educadora, Educação para a sustentabilidade, Interdisciplinaridade, Intersetorialidade, Percursos

Resumo

Este artigo apresenta como a Educação Ambiental foi desenvolvida na história da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, avanços, conquistas e consolidação na perspectiva crítica e transformadora. Pode-se afirmar que essa trajetória acompanhou movimentos sociais e eventos que debateram as consequências das ações humanas sobre os bens naturais.  Curitiba se destacou por estar na vanguarda desses movimentos desenvolvendo ações intersetoriais e práticas pedagógicas interdisciplinares que impulsionaram as mudanças de atitudes para a sustentabilidade socioambiental, reconhecendo que todas as formas de vida importam e estão interligadas em uma teia que pulsa e vibra pela manutenção de nossa existência.

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Publicado

18-09-2024

Como Citar

BELLESE MOURA DE ABREU, Marise; PEREIRA CHAVES, Alessandra Aparecida; SOUZA DAS NEVES PROSDÓCIMO, Natacha. POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CURITIBA: TRAJETÓRIA, FUNDAMENTOS E POSSIBILIDADES. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 7, p. 195–207, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v19.19056. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/19056. Acesso em: 13 dez. 2025.