O DEBATE SOBRE SUSTENTABILIDADE EM ESCOLAS DE UM MUNICÍPIO DO LITORAL PARANAENSE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.19047

Palavras-chave:

Áreas protegidas, Educação Ambiental, Escolas, Sociedades sustentáveis

Resumo

Objetiva-se apresentar a trajetória, os resultados e discussões de uma pesquisa realizada em escolas públicas e em uma Unidade de Conservação (UC). Na coleta de dados empregou-se de questionários, entrevistas e análise de livros didáticos, fazendo o uso da ATD na análise dos dados. Evidenciou-se que as atividades sustentáveis que ocorrem nas escolas visam, em sua maioria, uma Educação Ambiental hegemônica. Tanto para os/as entrevistados/as como para os livros didáticos prevalece os conceitos convencionais de sustentabilidade, necessitando de um olhar que ultrapasse o conceito reducionista. As aulas em UCs aproximam os/as alunos/as da realidade, principalmente se a UC visitada estiver próxima à escola.

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Publicado

18-09-2024

Como Citar

COMERLATTO DA ROSA, Marina; MARIS ORTH RITTER ANTIQUEIRA , Lia. O DEBATE SOBRE SUSTENTABILIDADE EM ESCOLAS DE UM MUNICÍPIO DO LITORAL PARANAENSE. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 7, p. 121–133, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v19.19047. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/19047. Acesso em: 13 dez. 2025.