Desafios e possibilidades do ensino de Educação Ambiental: um estudo em universidades pública e privada de Guiné-Bissau

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.19040

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Ensino-Aprendizagem, Sustentabilidade

Resumo

Objetivou-se a compreensão dos estudantes em suas formações sobre Educação Ambiental, tendo como foco os problemas ambientais de Guiné-Bissau, África. Utilizou-se de uma abordagem qualitativa e exploratória, envolvendo 33 alunos das áreas de ciências da natureza. Os resultados mostram um reconhecimento geral da importância da Educação Ambiental, destacando sua relevância para o desenvolvimento pessoal e social dos estudantes. Nota-se uma lacuna em projetos e atividades práticas específicas que promovam uma Educação Ambiental eficaz nas universidades. Destaca-se a necessidade de apoio institucional e recursos para o fortalecimento do ensino da Educação Ambiental e a promoção de práticas sustentáveis.  

Biografia do Autor

  • Adilsa Manuel Quadé, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

    Graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Redenção, Ceará.

  • Elcimar Simão Martins, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

    Pós-Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará. Especialista em Ensino de Literatura Brasileira pela Universidade Estadual do Ceará e em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Ceará. Licenciado em Letras com Habilitação nas Línguas Portuguesa e Espanhola e suas respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Ceará. Pedagogo pela Universidade Metodista de São Paulo. Professor Adjunto C da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), atualmente, diretor do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (ICEN). Professor Permanente do Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS/UNILAB), Vice Coordenador do Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (PPGEF UNILAB-IFCE) e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Atuou como Coordenador Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID/UNILAB) de 2020 a 2024. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Diversidade e Docência (EDDocência). Membro dos Grupos de Pesquisas sobre Formação do Educador (GEPEFE/USP) e Docência no Ensino Superior e na Educação Básica (GDESB/UECE). Experiência como coordenador adjunto e avaliador no Programa Nacional do Livro e do Material Didático - PNLD, da Secretaria de Educação Básica/Ministério da Educação (FNDE/SEB/MEC).

  • Iuri da Cruz Oliveira, Secretaria de Educação do Estado do Ceará - SEDUC/CE

    Possui graduação em Matemática pela Universidade do Tocantins (2011). Pós-Graduação em Gestão, Orientação e Supervisão com ênfase em Psicologia Educacional pela Faculdade de Rolim de Moura (2013) e Pós-Graduação em Ensino da Matemática pela Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (2015). Graduação em Pedagogia pela Faculdade da Lapa (2018). Mestrado Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) (2018).Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada e na área de Educação, com educação matemática, didática, gestão, orientação e supervisão escolar.

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Publicado

01-02-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

QUADÉ, Adilsa Manuel; NUNES, Reginaldo de Oliveira; MARTINS, Elcimar Simão; OLIVEIRA, Iuri da Cruz. Desafios e possibilidades do ensino de Educação Ambiental: um estudo em universidades pública e privada de Guiné-Bissau. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 1, p. 190–205, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.19040. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/19040. Acesso em: 13 dez. 2025.
Recebido 2024-07-08
Aprovado 2024-11-17
Publicado 2025-02-01