Challenges and possibilities of teaching Environmental Education: a study in public and private universities in Guinea-Bissau

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.19040

Keywords:

Environment, Teaching-Learning, Sustainability

Abstract

This study investigated students' understanding in their environmental education programs, focusing on the environmental issues of Guinea-Bissau. It employed a qualitative and exploratory approach, involving 33 students from natural sciences disciplines. The results show a general recognition of the importance of environmental education, emphasizing its relevance for students' personal and social development. There is a noticeable gap in the implementation of specific projects and practical activities that promote effective environmental education in universities. There is a need for greater institutional support and resources aimed at strengthening the teaching of environmental education and promoting sustainable practices.

Author Biographies

  • Adilsa Manuel Quadé, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

    Graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Redenção, Ceará.

  • Elcimar Simão Martins, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

    Pós-Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará. Especialista em Ensino de Literatura Brasileira pela Universidade Estadual do Ceará e em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Ceará. Licenciado em Letras com Habilitação nas Línguas Portuguesa e Espanhola e suas respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Ceará. Pedagogo pela Universidade Metodista de São Paulo. Professor Adjunto C da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), atualmente, diretor do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (ICEN). Professor Permanente do Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS/UNILAB), Vice Coordenador do Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (PPGEF UNILAB-IFCE) e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Atuou como Coordenador Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID/UNILAB) de 2020 a 2024. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Diversidade e Docência (EDDocência). Membro dos Grupos de Pesquisas sobre Formação do Educador (GEPEFE/USP) e Docência no Ensino Superior e na Educação Básica (GDESB/UECE). Experiência como coordenador adjunto e avaliador no Programa Nacional do Livro e do Material Didático - PNLD, da Secretaria de Educação Básica/Ministério da Educação (FNDE/SEB/MEC).

  • Iuri da Cruz Oliveira, Secretaria de Educação do Estado do Ceará - SEDUC/CE

    Possui graduação em Matemática pela Universidade do Tocantins (2011). Pós-Graduação em Gestão, Orientação e Supervisão com ênfase em Psicologia Educacional pela Faculdade de Rolim de Moura (2013) e Pós-Graduação em Ensino da Matemática pela Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (2015). Graduação em Pedagogia pela Faculdade da Lapa (2018). Mestrado Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) (2018).Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada e na área de Educação, com educação matemática, didática, gestão, orientação e supervisão escolar.

References

ALBUQUERQUE, B. L.; RIZZATI JÚNIOR, G.; RIZZATI, G.; SARMENTO, J. V. S.; TISSOT, L. Gestão de resíduos sólidos na Universidade Federal de Santa Catarina: os programas desenvolvidos pela coordenadoria de gestão ambiental. 2010. Disponível em: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97072. Acesso em: 29 abr. 2024.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Trad. Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. 5. ed. ed. rev. e atual. São Paulo: 70, 2020.

BERNARDES, M. B. J.; PRIETO, É. C. Educação Ambiental: disciplina versus tema transversal. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 24, 2013.

BIAI, N.; SOUZA, R. F. de. Educação Ambiental e percepção dos problemas ambientais da Guiné-Bissau pelos Guineenses. Anais... CONEDU, VI congresso Nacional de Educação, 2019. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2019/TRABALHO_EV127_MD1_SA14_ID14333_02102019112616.pdf. Acesso em: 29 abr. 2024.

BRITO, V. L. T. de; MORAES, L. A.; MACHADO, R. R. B.; ARAÚJO, M. de F. V. Importância da Educação Ambiental e meio ambiente na escola: uma percepção da realidade na escola municipal Comendador Cortez em Parnaíba (PI). Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 11, n. 2, p. 22–42, 2016.

DIMAS, M. de S.; NOVAES, A. M. P.; AVELAR, K. E. S. O ensino da Educação Ambiental: desafios e perspectivas. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 16, n. 2, p. 501–512, 2021.

ESCRIVÃO, G.; NAGANO, M. Gestão do conhecimento na Educação Ambiental: estudo de casos em programas de Educação Ambiental em universidades brasileiras. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 19, p. 136-159, 2014.

FREITAS, A. S.; AGUIAR, D. R. C.; CASTRO, C. V. A Educação Ambiental nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Campus Penedo - IFAL: análise dos livros didáticos de língua portuguesa e a construção de cartilha ambiental. 2019. 204f. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Brasil, 2019. Disponível em: https://universidadebrasil.edu.br/portal/_biblioteca/uploads/20190321193957. Acesso em: 29 abr. 2024.

INDJAI, V. Plano de comunicação e Educação Ambiental para a Guiné-Bissau. Relatório de Projeto em Mestrado de Marketing, Porto, julho 2015. Disponível em: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/81012/2/36074.pdf. Acesso em: 29 abr. 2024.

LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2016.

MACHADO, L. I.; TERÁN, V. G. Proteção ao meio ambiente e às gerações futuras: desdobramentos e reflexões bioéticas. Revista Saúde Debate, v. 44, n. 123, p. 263-274, jan-mar., 2020.

MAIA, P. C. C. As fontes de informação ambiental: uma análise sobre a sua aplicabilidade pelos profissionais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente no Pará (SEMA/PA). Revista ACB, v. 15, n. 2, p. 54-70, 2010.

MARCONDES, R. C.; FREITAS, D. A. F. de. Educação Ambiental na conscientização sobre os contaminantes ambientais. Educação Ambiental em ação, set. 2018.

MELLO, L. E.; SOARES, M. H. F. B. Atividades lúdicas no desenvolvimento da Educação Ambiental. II SEAT – Simpósio de Educação Ambiental e Transdisciplinaridade UFG / IESA / NUPEAT - Goiânia, maio de 2011. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/268286414_atividades_ludicas_no_desenvolvimento_da_educacao_ambientaL. Acesso em: 29 abr. 2024.

NOGUEIRA, E. M. L.; PAES, L. R.; ALMIEIRA, J. A.; PERES, E. P. C.; MONTEIRO, A. S. A importância da Educação Ambiental para a formação emancipatória dos alunos do ensino fundamental frente às práticas docentes. Anais... V, CONEDU – Congresso Nacional de Educação, 2018. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2018/TRABALHO_EV117_MD1_SA14_ID9544_13092018171611.pdf. Acesso em: 29 abr. 2024.

NUNES E.; LUZ, D. Gestão Socioambiental nas Universidades Públicas. A3P, Brasília-DF, 2017.

PUGA, I. T. Educação Ambiental no ensino de química: propostas de atividades para escola pública. 2014. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) − Instituto de Química, Universidade de Brasília, 2014. Disponível em: https://www.bdm.unb.br/bitstream/10483/10136/1/2014_IsadoraTorminPuga.pdf. Acesso em: 29 abr. 2024.

QUADÉ, D. M. Educação socioambiental e sustentabilidade: limites e possibilidades na formação dos professores da Escola Normal Superior Tchico Té, em Guiné-Bissau, África. 2021. 123f. Dissertação (Mestrado em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis) – Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, CE, 2021. Disponível em: https://www.repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2454. Acesso em: 29 abr. 2024.

SANTOS, R. dos. Educação Ambiental e protagonismo juvenil na escola: desafios e perspectivas. Anais... VII Congresso Brasileiro de Geógrafos. 2014. Disponível em: https://www.cbg2014.agb.org.br/resources/anais/1/1404520046_ARQUIVO_Trabalhocompleto-VIICongressoBrasileirodeGeografos.pdf. Acesso em: 29 abr. 2024.

SARAIVA, V. M.; NASCIMENTO, K. R. P.; COSTA, R. K. M. A prática pedagógica do ensino de Educação Ambiental nas escolas públicas de João Câmara-RN. Holos 2, p. 81-93, 2008.

SAUVÉ, L. Uma cartografia das correntes em Educação Ambiental. In: SATO, M.; CARVALHO, I. C. M. (Orgs.). Educação Ambiental: pesquisa e desafios. Porto Alegre: Artmed, 2005.

SILVEIRA, D. T; CÓRDOVA, F. P. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

TEIXEIRA, T. S.; MARQUES, E. A.; PEREIRA, J. R. Educação Ambiental em escolas públicas: caminho para adultos mais conscientes. Revista Ciências Exatas, v. 13, n. 1, p. 64-71, 2017.

VIEIRA, M. de S. A importância da Educação Ambiental no processo de ensino e aprendizagem. 2018. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2018. Disponível em: https://riut.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/22061/1/importanciaeducacaoambientalprocesso.pdf. Acesso em: 29 abr. 2024.

WOIDA, L. M.; SANTOS, F. H. A. dos. Comunicação ambiental entre poder público e população: perfil do usuário e acesso à informação em meios eletrônicos. Organizações e Sustentabilidade, v. 9, n. 1, p. 181–202, 2022.

Published

2025-02-01

Issue

Section

Artigos

How to Cite

QUADÉ, Adilsa Manuel; NUNES, Reginaldo de Oliveira; MARTINS, Elcimar Simão; OLIVEIRA, Iuri da Cruz. Challenges and possibilities of teaching Environmental Education: a study in public and private universities in Guinea-Bissau. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 190–205, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.19040. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/19040. Acesso em: 13 dec. 2025.
Received 2024-07-08
Accepted 2024-11-17
Published 2025-02-01