Potencialidades da Educação Ambiental no Baixo Sul da Bahia

Autores

  • Márcia Martins Ornelas Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Leonardo Teixeira Sousa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.18984

Palavras-chave:

Conflitos socioambientais, Baixo Sul da Bahia, Educação Ambiental

Resumo

O presente estudo apresenta uma reflexão sobre as potencialidades para a disseminação da Educação Ambiental no Baixo Sul, território situado no litoral baiano. Com o objetivo de identificar as potencialidades para a promoção da Educação Ambiental nas escolas, em um recorte territorial constituído por diversos ecossistemas que configuram um cenário de belas paisagens naturais, sendo um dos destinos mais procurados pelos turistas que visitam a Bahia. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica, pela utilização da literatura especializada ao discutir as potencialidades da Educação Ambiental nas unidades escolares do território de identidade Baixo Sul. Diante dos avanços da atividade turística e a ameaça à biodiversidade dos diferentes ecossistemas existentes, principalmente, pelo avanço de grandes empreendimentos turísticos na região e a emergência de conflitos socioambientais são aspectos que demandam a intervenção por meio de políticas públicas que visem à promoção da consciência crítica, respeito à natureza, bem como a garantia dos direitos territoriais às comunidades tradicionais que ocupam ancestralmente seus territórios.

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01-02-2025

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Como Citar

ORNELAS, Márcia Martins; SOUSA, Leonardo Teixeira. Potencialidades da Educação Ambiental no Baixo Sul da Bahia. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 1, p. 340–360, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.18984. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/18984. Acesso em: 14 dez. 2025.
Recebido 2024-07-01
Aprovado 2024-11-29
Publicado 2025-02-01