Educação Ambiental e o planejamento da paisagem

Autores

  • Felipe Timmermann Gonçalves Universidade Federal do Paraná, Curitba, PR
  • João Carlos Nucci Universidade Federal do Paraná, Curitba, PR
  • Simone Valaski Universidade Federal do Paraná, Curitba, PR

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.1896

Palavras-chave:

Planejamento urbano, Qualidade ambiental, Mapeamento de Biótopos, Participação popular, Interdisciplinaridade

Resumo

Fundamentado nas bases do Planejamento da Paisagem, apresenta-se a possibilidade do uso da metodologia para mapeamento da cobertura do solo urbano, que classifica as estruturas da paisagem que influenciam positiva ou negativamente a qualidade ambiental urbana, e pode ser trabalhada na Educação Ambiental. Entende-se que, a inserção da temática na educação dos alunos, traz benefícios ao interesse da população quanto ao planejamento e gestão das cidades. O trabalho utilizou a metodologia para classificar a paisagem do bairro Portão, em Curitiba/Pr, e se apresentou como boa ferramenta para abordagens interdisciplinares a partir do ambiente cotidiano dos alunos.

Biografia do Autor

  • Felipe Timmermann Gonçalves, Universidade Federal do Paraná, Curitba, PR
    Graduando em Geografia (DGEOG-UFPR) e aluno de Iniciação Científica (CNPq), Curitiba, Paraná, Brasil
  • João Carlos Nucci, Universidade Federal do Paraná, Curitba, PR
    Biólogo. Doutor em Geografia Física pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do Departamento de Geografia da UFPR. Curitiba, Paraná, Brasil
  • Simone Valaski, Universidade Federal do Paraná, Curitba, PR
    Geógrafa. Doutora em Geografia na área de Paisagem e Análise Ambiental pela UFPR. Curitiba, Paraná, Brasil

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Publicado

31-03-2016

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

GONÇALVES, Felipe Timmermann; NUCCI, João Carlos; VALASKI, Simone. Educação Ambiental e o planejamento da paisagem. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 11, n. 1, p. 37–53, 2016. DOI: 10.34024/revbea.2016.v11.1896. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/1896. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2014-04-05
Aprovado 2015-09-02
Publicado 2016-03-31