Educação Ambiental e o planejamento da paisagem

Autores

  • Felipe Timmermann Gonçalves Universidade Federal do Paraná, Curitba, PR
  • João Carlos Nucci Universidade Federal do Paraná, Curitba, PR
  • Simone Valaski Universidade Federal do Paraná, Curitba, PR

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.1896

Palavras-chave:

Planejamento urbano, Qualidade ambiental, Mapeamento de Biótopos, Participação popular, Interdisciplinaridade

Resumo

Fundamentado nas bases do Planejamento da Paisagem, apresenta-se a possibilidade do uso da metodologia para mapeamento da cobertura do solo urbano, que classifica as estruturas da paisagem que influenciam positiva ou negativamente a qualidade ambiental urbana, e pode ser trabalhada na Educação Ambiental. Entende-se que, a inserção da temática na educação dos alunos, traz benefícios ao interesse da população quanto ao planejamento e gestão das cidades. O trabalho utilizou a metodologia para classificar a paisagem do bairro Portão, em Curitiba/Pr, e se apresentou como boa ferramenta para abordagens interdisciplinares a partir do ambiente cotidiano dos alunos.

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Biografia do Autor

Felipe Timmermann Gonçalves, Universidade Federal do Paraná, Curitba, PR

Graduando em Geografia (DGEOG-UFPR) e aluno de Iniciação Científica (CNPq), Curitiba, Paraná, Brasil

João Carlos Nucci, Universidade Federal do Paraná, Curitba, PR

Biólogo. Doutor em Geografia Física pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do Departamento de Geografia da UFPR. Curitiba, Paraná, Brasil

Simone Valaski, Universidade Federal do Paraná, Curitba, PR

Geógrafa. Doutora em Geografia na área de Paisagem e Análise Ambiental pela UFPR. Curitiba, Paraná, Brasil

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Publicado

2016-03-31

Como Citar

Gonçalves, F. T., Nucci, J. C., & Valaski, S. (2016). Educação Ambiental e o planejamento da paisagem. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 11(1), 37–53. https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.1896

Edição

Seção

Artigos
Recebido em 2014-04-05
Aceito em 2015-09-02
Publicado em 2016-03-31