Pedagogia do mercado: desafios para a formação do educador ambiental

Autores

  • Samara dos Santos Pimentel Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Rafael Ribeiro Pimentel Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.18955

Palavras-chave:

Educação; Ambiente; Formação.

Resumo

A sociedade possui informações acerca da crise ambiental pela qual passa, entretanto, as informações não são capazes de mudar a estrutura social. O texto aponta, como um dos responsáveis por essa incapacidade, a formação escolar imersa na Pedagogia do Mercado, e a articula com desafios postos à formação do Educador Ambiental. Alinhava o texto os princípios formativos da proposta formativa para educadores ambientais nomeada ComVivência Pedagógica, construída pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental, Diversidade e Sustentabilidade. Essa proposta formativa oferece uma experiência vivencial radical, que desloca o sujeito em formação de seu cotidiano e permite a superação dos automatismos em que se encontra.

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BOFF, Leonardo. Saber Cuidar: ética do humano, compaixão pela Terra. Rio de Janeiro: Vozes, 1999.

BONDIA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, p. 20 -28, 2002.

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2004.

COMPARATO, Fábio Konder. Capitalismo: civilização e poder: Estudos Avançados, v. 25, n. 72, p. 251 – 276, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GUIMARÃES, Mauro. A formação de educadores ambientais. Campinas: Papirus, 2004.

GUIMARÃES, Mauro. Educação Ambiental: no consenso um embate? Campinas: Papirus, 2000.

LEHER Roberto. 25 Anos de Educação Pública. In: GUIMARÃES, Cátia (Org.). Trabalho, educação e saúde: 25 anos de formação politécnica no SUS. Rio de Janeiro: EPSJV, 2010.

MORIN, Edgar. Introdução ao Pensamento Complexo. Porto Alegre: Sulina, 2005.

PIMENTEL, Samara dos Santos. Sustentabilidade Ambiental e Formação Profissional do Técnico Em Agropecuária: Analisando Novos Caminhos em Busca da Ambientalização dos Cursos, 2009. 106 f. Dissertação Mestrado em Ciências. Programa de Pós Graduação em Educação Agrícola, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2009.

SANTOS, Aparecida Tiradentes dos. Pedagogia do mercado: neoliberalismo, trabalho e educação no século XXI. Rio de Janeiro, Ed. Ibis Libris, 2012.

SOUZA, Gabriela Cristina de; SOBREIRA, Fabrício Moreira e DE LUCA, Anelise Grunfeld. Concepção de Educação Ambiental dos Professores do Ensino Médio. Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 19, n. 3, pp.353-368, 2024.

WALKER, Maristela Rosso e HILGERT, Neides Regina Sehn. Educação Ambiental (EA) e a Formação de Professores. Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 19, n. 5, pp.15-35, 2024.

Downloads

Publicado

01-02-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PIMENTEL, Samara dos Santos; PIMENTEL, Rafael Ribeiro. Pedagogia do mercado: desafios para a formação do educador ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 1, p. 206–224, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.18955. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/18955. Acesso em: 13 dez. 2025.
Recebido 2024-06-26
Aprovado 2024-11-17
Publicado 2025-02-01