Educação Ambiental na escola pública

Autores

  • Benedita Simone Carneiro Instituto de Estudos e Desenvolvimento Humano, Sobral, CE
  • Maria Auxiliadora Silva Oliveira Universidade Federal do Ceará, Sobral, CE
  • Raulzito Fernandes Moreira Universidade Federal do Ceará, Sobral, CE

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.1893

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Ensino, Escola Pública

Resumo

A Educação Ambiental é um processo que visa “formar uma população mundial consciente e preocupada com o ambiente e com os problemas que lhe dizem respeito”. Para tanto, a Educação Ambiental será desenvolvida como uma prática educativa integrada, contínua e permanente em todos os níveis e modalidades do ensino formal e pode ser abordada de diferentes formas na sala de aula. A escola é hoje um espaço que deve oferecer metas de qualidade que ajudem o aluno a enfrentar o mundo atual como cidadão participativo, reflexivo e autônomo, conhecedor de seus direitos e deveres. Tais metas incluem tanto os domínios do saber tradicionalmente presentes no trabalho escolar quanto as preocupações contemporâneas com o meio ambiente.

Biografia do Autor

  • Maria Auxiliadora Silva Oliveira, Universidade Federal do Ceará, Sobral, CE
    bióloga, especialista em Ecologia, mestre em Agronomia-Fitotecnia pela UFC.

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Publicado

31-03-2016

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CARNEIRO, Benedita Simone; OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Silva; MOREIRA, Raulzito Fernandes. Educação Ambiental na escola pública. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 11, n. 1, p. 25–36, 2016. DOI: 10.34024/revbea.2016.v11.1893. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/1893. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2014-03-27
Aprovado 2015-09-02
Publicado 2016-03-31