Educação Ambiental e resíduos sólidos urbanos: conceitos que circulam em trabalhos dissertativos

Autores

  • Luzia Maria Cristina Souza Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) https://orcid.org/0000-0002-8476-4248
  • Maclovia Correa da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.18922

Palavras-chave:

Educação Ambiental (EA); Resíduos Sólidos Urbanos (RSU); Meio Ambiente.

Resumo

Este artigo, fruto de levantamento de dissertações de mestrado de 2017, em bases de dados digitais, tratou de sujeitos, ações e direções que conceituam a Educação Ambiental (EA), e inserem a questão dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU). Por meio de revisão da literatura, apresentamos concepções, representações, situações e realidades apontadas pelos autores e autoras, para tratar de questões ambientais e educativas. Concluímos que esforços de produção teórica, bem como construção e atribuição de significados aos conceitos de EA e RSU, respeitam e defendem as políticas governamentais (PNRS) e os eventos deliberativos e consultivos como meios consolidadores das demandas de EA em prol da vida.

Biografia do Autor

  • Luzia Maria Cristina Souza, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

    Professora de Ciências na Escola Municipal do CAIC Cândido Portinari de Curitiba-PR, Ensino Fundamental II.

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Publicado

01-02-2025

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Artigos

Como Citar

SOUZA, Luzia Maria Cristina; SILVA, Maclovia Correa da. Educação Ambiental e resíduos sólidos urbanos: conceitos que circulam em trabalhos dissertativos. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 1, p. 287–308, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.18922. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/18922. Acesso em: 14 dez. 2025.
Recebido 2024-06-20
Aprovado 2024-11-17
Publicado 2025-02-01