O uso do celular na Educação Ambiental: revisão sistêmica do estado do conhecimento

Autores

  • Edson Augusto dos Reis Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL - MG
  • Adriana Maria Imperador Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL - MG

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.18777

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Aprendizagem M´óvel, Telefone Celular, UNESCO, Mudanças Climáticas

Resumo

Uma revolução tecnológica e social está em andamento, 69% da população mundial já possui acesso a algum dispositivo móvel e 4,7 bilhões de pessoas tem acesso à Internet, ao mesmo tempo, vivem com os impactos das mudanças climáticas. O objetivo deste trabalho de revisão sistêmica foi testar como hipótese se as ações de Educação Ambiental estão acompanhando ou não está revolução. O resultado desta pesquisa quantitativa e qualitativa das publicações disponíveis nos portais: CAPES, Web of Science, DOAJ, Google Scholar, SciELO e UNESCO, demonstrou que menos de 1% dos artigos são sobre o tema e, dos 16 trabalhos analisados permitiram apontar oportunidades, riscos e concluir sobre a necessidade de prioridade e apoio aos professores.

Referências

AUSTRIA - The World in 2050. The Digital Revolution and Sustainable Development. 2019 International Institute for Applied Systems Analysis (IIASA). Disponível em: <http://www.twi2050.org/>. Acesso: 02 Março 2024.

BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm>. Acesso: 11 Mar. 2024.

BRASIL. Projeto de Lei nº 246, Câmara dos Deputados. 2024. Disponível: <https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2417829&fichaAmigavel=nao>. Acesso: 19 maio de 2024.

ELKINGTON, J. 25 Years Ago I Coined the Phrase “Triple Bottom Line.” Here’s Why It’s Time to Rethink It. Havard Business Review. June 25, 2018.

GSMA - The Mobile Economy 2024. Disponível em: https://www.gsma.com/solutions-and-impact/connectivity-for-good/mobile-economy/wp-content/uploads/2024/02/260224-The-Mobile-Economy-2024.pdf. Acesso: 02 Março 2024.

JONG, M.S.Y. Promoting Elementary Pupils’ Learning Motivation in Environmental Education with Mobile Inquiry oriented Ambience-Aware Field. International Journal of Environmental Research and Public Health. 2020. v.17, n. 7, Pag.2504.

HERNÁNDEZ-PÉREZ, M.; PÉREZ-SIRVENT, C.; SÁNCHEZ, M.; GONZÁLEZ, J. Visualizing climate change through LIFE-AMDRYC4: a VR mobile-based video game to educate adult audiences on sustainable agricultural practices. Environmental Education & Communication. 2023, v. 22, n. 2, 91–106.

HIKMAH, R. W.; SOEPENO, B.; PUJI, R. P. N.; SUGIYANTO. The effectiveness of WhatsApp mobile learning shows the existence of Kamal historical site towards student interest. 2021. Earth and Environmental Science.

HONG, S.; HUA L. Mobile Learning for Individualized Education in China. Case study by the UNESCO - Fazheng project on best practices in mobile learning. 2019.

LIMA, A. R. Q.; LIMA, H. F.; SOUZA, F. V.; SILVA, F. G.; LIMA, M. R.; ZARANZA, M. T. C.; SACRAMENTO, R. A. L. Tecnologia aliada à educação: um Estado do Conhecimento sobre o celular como recurso didático em sala de aula. 2020. Research, Society and Development. v. 9, n. 9.

LIM, C.; KYE, B. K. Classroom revolution through SMART education in the Republic of Korea. Case study by the UNESCO-Fazheng project on best practices in mobile learning. 2019. Disponível em: <https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000366729>. Acesso: 4 jan. 2024.

MAIA, A. M.; AVELAR, K. E. S. Utilização do aplicativo Conexão Escola 3.0 como ferramenta de implementação da Educação Ambiental na rede estadual de MG. Revista Brasileira de Educação Ambiental. v.19, n.3, p. 09-24, 2024.

MATIAS, T. P.; IMPERADOR, A. M. Jogos Teatrais aplicados à Educação Ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental. v.16, n.15, p. 532-546, 2021.

MCCLAIN L. R. Shaping families’ local biodiversity awareness while using a place-based mobile device during a nature walk. Applied Environmental Education & Communication. 2022, v. 21, n.3, pp-273-287.

MEDINA C., Y.; RODRÍGUEZ, G. R. M.; GONZÁLES, S. L. Memorizador Íconos Mapa Verde. Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, n.26. p. 56-62, 2020.

Mei, B.; Yang, S. Nurturing Environmental Education at the Tertiary Education Level in China: Can Mobile Augmented Reality and Gamification Help?. Sustainability, v.11, n.16, 2019.

OMS - Radiation: Health risks of mobile phones and base stations. 2013. Organização Mundial da Saúde. Disponível em: <https://www.who.int/news-room/questions-and-answers/item/what-are-the-health-risks-associated-with-mobile-phones-and-their-base-stations>. Acesso: 17 mar. 2024.

ONU - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável. 4 Educação de Qualidade. Disponível em: <https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/4>. Acesso: 24 de março 2024.

PRISMA. Systematic Reviews. Page, M.J., McKenzie J.E., Bossuyt P.M.; Boutron I.; Hoffmann T.C; Mulrow, C.D. The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews. Systematic Reviews,; v.10, n.89, 2021.

SAFITRI, D.; LESTARI, I.; MAKSUM, A.; IBRAHIM, N.; MARINI, A.; ZAHARI, M.; ISKANDAR, R. Web-Based Animation Video for Student Environmental Education at Elementary Schools. International Journal of Interactive Mobile Technologies, v.15, n.11, 2021, pp. 66–80.

SEBASTIÁN-LÓPEZ, M.; GONZÁLEZ, R. M. Mobile Learning for Sustainable Development and Environmental Teacher Education. Sustainability 2020. Vol. 12 No. 22,

SANTOS, R. O.; RUDNIK R. M. L. Instagram e a educação: algumas considerações. Revista Brasileira de Educação, v. 2, 2022.

Silva, M.J.; Gouveia, C.; Gomes, C.A. The Use of Mobile Sensors by Children: A Review of Two Decades of Environmental Education Projects. Sensors 2023, v.23.

SOARES YKC, ARAÚJO TME. Evidências sobre eficácia de mensagens de texto na adesão à terapia antirretroviral em adultos. Rev Gaúcha Enferm. 2020.

SHU-CHEN C., GWO-JEN H.; CHIH-HUNG C. From reflective observation to active learning: A mobile experiential learning approach for environmental science education. British Journal of Educational Technology. 2019. V.50. n. 5, pp-2251-2270.

TERESHCHENKO, S.; ZAGORSKAYA, M.; POLYANSKAYA, O.; BOBRITSKAYA, J. Mobile learning in forestry education. 2020. IOP Conference Series: Earth and Environmental Science Disponível em: <https://iopscience.iop.org/article/10.1088/1755-1315/507/1/012031>. Acesso em: 4 jan. 2024.

UNESCO - Diretrizes de políticas para a aprendizagem móvel. ISBN: 978-85-7652-190-7. Disponível em: <https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000227770?posInSet=1&queryId=ab27f042-4e0b-48e7-92fa-7d44b4e08077>. Acesso: 4 jan. 2024.

WALLET, PETER; KIMENNYI, ERIC.; Improving quality and relevance of education through mobile learning in Rwanda: A promise to deliver. UNESCO -Fazheng project on best practices in mobile learning. 2019. Disponível em: <https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000369044>. Acesso: 4 jan. 2024.

WIDIASTUTI, N. L. A Systematic Literature Review of Mobile Learning Applications in Environmental Education from 2011-2021. Journal of Educational Technology and Instruction. 2022, v.1, n.1, pp- 89-98.

Downloads

Publicado

01-12-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

REIS, Edson Augusto dos; IMPERADOR, Adriana Maria. O uso do celular na Educação Ambiental: revisão sistêmica do estado do conhecimento. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 9, p. 330–349, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v19.18777. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/18777. Acesso em: 11 dez. 2025.
Recebido 2024-06-05
Aprovado 2024-09-13
Publicado 2024-12-01