Pegada Ecológica dos integrantes do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Universidade Federal de Itajubá

Autores

  • Maria Eduarda da Silva Universidade Federal de Itajubá
  • Giovana David Cabral Universidade Federal de Itajubá
  • Maria Rita Raimundo e Almeida Universidade Federal de Itajubá

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.18759

Palavras-chave:

Estilo de Vida, Impacto Ambiental, Sustentabilidade

Resumo

Este estudo avaliou a Pegada Ecológica dos participantes do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Recursos Hídricos, da Universidade Federal de Itajubá, identificando uma pegada alta para 68,8% dos respondentes e média para 31,2%. Os resultados destacam a necessidade de promover estilos de vida mais sustentáveis. Além de analisar hábitos como alimentação e transporte, comparou-se a pegada com níveis de escolaridade e renda, onde a pegada não está necessariamente ligada à escolaridade, mas tem relação diretamente proporcional com a renda. Destaca-se a importância da Educação Ambiental para promover comportamentos sustentáveis, redução do desperdício e sensibilização sobre as questões ambientais.

 

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Publicado

01-02-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SILVA, Maria Eduarda da; CABRAL , Giovana David; ALMEIDA, Maria Rita Raimundo e. Pegada Ecológica dos integrantes do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Universidade Federal de Itajubá. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 1, p. 244–265, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.18759. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/18759. Acesso em: 14 dez. 2025.
Recebido 2024-06-05
Aprovado 2024-11-17
Publicado 2025-02-01