Ensino por investigação em Educação Ambiental: uma abordagem dos resíduos sólidos em uma escola de nível fundamental de Codó (MA)

Autores

  • Jesus Vênus Silva Costa Universidade Federal do Piauí
  • Elenice de Abreu Oliveira Universidade Federal do Piauí
  • Luciano Silva Figueirêdo Universidade Estadual do Piauí
  • Franciele Susana de Sousa Lima Instituto Federal do Maranhão
  • Daniel de Sousa e Silva Instituto Federal do Maranhão
  • Tupinambá Coutinho Ferreira Universidade Estadual do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.18751

Palavras-chave:

Aluno protagonista, Atividades investigativas, Situações problematizadoras

Resumo

O aumento na produção de resíduos sólidos se dá por fatores como o consumo exacerbado de bens e materiais, ocasionando a poluição e degradação ambiental. O presente estudo objetiva analisar os impactos da utilização de práticas investigativas em educação ambiental, na abordagem do conteúdo de resíduos sólidos, em uma escola de nível fundamental, no munícipio de Codó (MA). Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória, a partir de observações diretas, pesquisas de campo e atividades práticas/investigativas, aulas expositivas e questionários. Os resultados mostram que alguns alunos tiveram mudança em relação ao tema e um elevado grau de interação com as atividades propostas.

Biografia do Autor

  • Jesus Vênus Silva Costa, Universidade Federal do Piauí

    Biólogo (UESPI), mestre em Ensino de Biologia (UESPI) e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA), na Universidade Federal do Piauí (UFPI), docente no Instituto Federal do Maranhão , Campus CODÓ.

  • Elenice de Abreu Oliveira, Universidade Federal do Piauí

    Graduada no curso de Licenciatura Plena em Geografia, ofertado pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Ciências Aplicadas Piauiense (FACAPI). Estudante do grupo de pesquisa de Educação Ambiental no Piauí, da Universidade Estadual do Piauí. Atualmente, sou mestranda no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA), na Universidade Federal do Piauí (UFPI).

  • Luciano Silva Figueirêdo, Universidade Estadual do Piauí

    biólogo pela Universidade Rural de Pernambuco e doutor em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente efetivo da Universidade Estadual do Piauí , professor no Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, Professor no Programa de Pós-graduação ( doutorado) em Desenvolvimento e Meio Ambiente, professor no programa de mestrado em Sociedade e Cultura da Universidade Estadual do Piauí

  • Franciele Susana de Sousa Lima, Instituto Federal do Maranhão

    Graduada no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, ofertado pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA - Campus Codó). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Iguaçu.

  • Daniel de Sousa e Silva, Instituto Federal do Maranhão

    Graduado no curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, ofertado pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Especialista em Biologia Parasitária pelo Instituto Federal de Educação do Piauí (IFPI). Mestre em Ensino de Biologia (PROFBIO/UESPI). Atualmente, professor da rede estadual do Maranhão.

  • Tupinambá Coutinho Ferreira, Universidade Estadual do Piauí

    Graduado no curso de Licenciatura Plena em Biologia, ofertado pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Bacharel em Enfermagem pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Especialista em Biologia e Química pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Mestre no Ensino de Biologia no Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO) na Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

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Publicado

01-02-2025

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

COSTA, Jesus Vênus Silva; OLIVEIRA, Elenice de Abreu; FIGUEIRÊDO, Luciano Silva; LIMA, Franciele Susana de Sousa; SILVA, Daniel de Sousa e; FERREIRA, Tupinambá Coutinho. Ensino por investigação em Educação Ambiental: uma abordagem dos resíduos sólidos em uma escola de nível fundamental de Codó (MA). Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 1, p. 361–378, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.18751. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/18751. Acesso em: 14 dez. 2025.
Recebido 2024-06-05
Aprovado 2024-11-17
Publicado 2025-02-01