A fitoquímica preliminar como instrumento da Educação Ambiental no contexto da química orgânica no Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.18736

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Ensino de Química, Amoreira-Preta, Potencial medicinal

Resumo

O presente artigo traz um produto educacional desenvolvido para o 3° ano do Ensino Médio, um roteiro da práticas fitoquímica para professores de Química, visando uma participação mais ativa do aluno, a partir da investigação de utilização da análise fitoquímica, contribuições do conhecimento tradicional e o potencial medicinal levantados por meio da revisão sistemática da espécie Morus nigra L. Os resultados buscam promover como instrumento de Educação Ambiental, uma perspectiva de uma transposição didática ao conteúdo de química orgânica. Contudo, enfatizando as funções orgânicas aos oito compostos encontrados na planta: compostos fenólicos, taninos, flavonóides, cumarinas, triterpenos, antraquinonas, esteroides e açúcares redutores.

Biografia do Autor

  • Eliane Rosa da Silva Dilkin, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul

    Graduação em Licenciatura Plena em Química e Mestrado em Físico-Química pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Doutora e Pós-doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, Universidade Anhanguera-Uniderp, Campo Grande, MS. Profa. do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFMS (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul).

  • Ana Claudia Navarrete Menezes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul

    Mestre do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, Universidade Anhanguera-Uniderp e Profa. do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFMS (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul.

  • Luis Henrique Camargo Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul

    Técnico e Pesquisador do laboratório de Pesquisa no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFMS (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul. Graduado em Farmácia pela Universidade Paulista. Mestre em Bioquímica e Biologia Molecular pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

  • Estefania Rodrigues de Souza Dubay, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul

    Aluna bolsista, egressa do Curso Técnico em informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul.

  • Cattarina Suarez Gobbo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul

    Aluna bolsista, 5º semestre (3º ano) do Curso Técnico em mecânica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul. açúcares redutores.

  • Anna Liz Jesus Machado Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul

    Aluna bolsista, 5º semestre (3º ano) do Curso Técnico em mecânica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul.

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Publicado

01-02-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DILKIN, Eliane Rosa da Silva; MENEZES, Ana Claudia Navarrete; COSTA, Luis Henrique Camargo; DUBAY, Estefania Rodrigues de Souza; GOBBO, Cattarina Suarez; SILVA, Anna Liz Jesus Machado. A fitoquímica preliminar como instrumento da Educação Ambiental no contexto da química orgânica no Ensino Médio. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 1, p. 73–84, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.18736. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/18736. Acesso em: 14 dez. 2025.
Recebido 2024-06-04
Aprovado 2024-11-17
Publicado 2025-02-01