Sensibilização ambiental através do instrumento educativo SOS Macaco-prego-galego: relato de uma aplicação prática

Autores

  • Arthur Cezar Silva de Araújo Curso de Lic. em Ciência da Computação - Universidade Federal da Paraíba
  • Maria Gabriella Freire Ferreira Saturnino de Oliveira Curso de Sistemas de Informação - Universidade Federal da Paraíba
  • Thereza Patricia Pereira Padilha Departamento de Ciências Exatas - Universidade Federal da Paraíba
  • Carla Soraia Soares de Castro Departamento de Engenharia e Meio Ambiente. Programa de Pós-graduação em Ecologia e Monitoriamento Ambiental - Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.18722

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Sapajus flavius, floresta Atlântica, conservação, instrumento educativo

Resumo

Este relato de experiência tem como objetivo descrever as ações de Educação Ambiental realizadas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Senador Rui Carneiro sobre a sensibilização de alunos para conservação das populações de Macaco-Prego-Galego (Sapajus flavius) que se encontra em risco de extinção por meio do uso do instrumento educativo SOS Macaco-Prego-Galego. Este instrumento simula um fragmento de Mata Atlântica, tomando como base a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Engenho Gargaú, localizada no município de Santa Rita, litoral norte da Paraíba onde habita uma população de Macaco-Prego-Galego. Neste cenário, as principais ameaças à população da espécie Sapajus flavius, bem como curiosidades e informações sobre suas caraterísticas, dieta e outros hábitos são apresentadas de forma lúdica e dinâmica. Os resultados da aplicação mostraram que os alunos aprenderam significativamente sobre a espécie Sapajus flavius e suas ameaças.

Referências

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Publicado

01-12-2024

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

ARAÚJO, Arthur Cezar Silva de; OLIVEIRA, Maria Gabriella Freire Ferreira Saturnino de; PADILHA, Thereza Patricia Pereira; CASTRO, Carla Soraia Soares de. Sensibilização ambiental através do instrumento educativo SOS Macaco-prego-galego: relato de uma aplicação prática. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 9, p. 430–436, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v19.18722. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/18722. Acesso em: 13 dez. 2025.
Recebido 2024-06-01
Aprovado 2024-09-25
Publicado 2024-12-01