Espaços ambientais interativos como alternativa para a difusão do conhecimento científico

Autores

  • Raiana Raquel Dantas Serra Bomfim Universidade Católica do Salvador, Salvador, BA
  • Priscila Maria dos Santos Silva Universidade Católica do Salvador, Salvador, BA
  • Moacir Santos Tinoco Universidade Católica do Salvador, Salvador, BA

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2014.v9.1849

Palavras-chave:

Práticas Educativas, Vivências Ambientais, Interação Universidade-Escola.

Resumo

Os espaços interativos, como parques e zoológicos, exercem um papel importante na divulgação e na popularização das ciências. Tendo em vista que esses ambientes se tornam importantes instrumentos para o desenvolvimento de práticas ambientais educativas, esse estudo tem o objetivo de demonstrar a importância da utilização desses espaços como uma alternativa para difusão do conhecimento científico. Para realização desse estudo, foi utilizado como base os visitantes do vivário anexo ao Centro de Ecologia e Conservação Animal - ECOA/UCSal, afim de contribuir para a produção de conhecimentos que permitem uma máxima utilização dessa área de vivências em programas de educação ambiental no sentido de conservação.

Biografia do Autor

  • Raiana Raquel Dantas Serra Bomfim, Universidade Católica do Salvador, Salvador, BA
    Graduanda em Ciências Biológicas na Universidade Católica do Salvador – UCSal. Estagiária do Centro de Ecologia e Conservação Ambiental – ECOA/UCSAL.
  • Priscila Maria dos Santos Silva, Universidade Católica do Salvador, Salvador, BA
    Bióloga – UCSAL. M.Sc. Ecologia aplicada a Gestão Ambiental – UFBA. Colaboradora Trainee do Centro de Ecologia e Conservação Ambiental – ECOA/ UCSAL.
  • Moacir Santos Tinoco, Universidade Católica do Salvador, Salvador, BA
    Biólogo – UCSAL. Doutorado em Manejo da Biodiversidade - Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação – UCSAL - Coordenação do Mestrado Profissional em Planejamento Ambiental - DICE - University of Kent at Canterbury.

Downloads

Publicado

24-12-2014

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

BOMFIM, Raiana Raquel Dantas Serra; SILVA, Priscila Maria dos Santos; TINOCO, Moacir Santos. Espaços ambientais interativos como alternativa para a difusão do conhecimento científico. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 9, n. 2, p. 300–313, 2014. DOI: 10.34024/revbea.2014.v9.1849. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/1849. Acesso em: 6 dez. 2025.
Recebido 2013-09-03
Aprovado 2014-10-08
Publicado 2014-12-24