Avanços e desafios da Educação Ambiental brasileira entre a Rio92 e a Rio+20

Autores

  • Patrícia Bastos Godoy Otero Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, SP
  • Zysman Neiman Universidade Federal de São Paulo, Diadema, SP

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2015.v10.1842

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Sustentabilidade. Desenvolvimento Sustentável.

Resumo

O artigo discute os avanços e os desafios do campo da Educação Ambiental (EA) brasileira, no período entre as duas grandes Conferências sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento promovidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) e realizadas no Brasil, a Rio-92 e a Rio+20, que aconteceram respectivamente em 1992 e 2012. O principal objetivo foi analisar a evolução da Educação Ambiental brasileira no período entre as duas grandes Conferências, elaborada a partir da sistematização de informações de documentos oficiais, reportagens publicadas pela mídia sobre os dois eventos e entrevistas com lideranças ambientalistas, políticos e técnicos que estiveram nos eventos e que atuam com, destaque no campo da Educação Ambiental do Brasil.

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Publicado

30-03-2015

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

OTERO, Patrícia Bastos Godoy; NEIMAN, Zysman. Avanços e desafios da Educação Ambiental brasileira entre a Rio92 e a Rio+20. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 10, n. 1, p. 20–41, 2015. DOI: 10.34024/revbea.2015.v10.1842. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/1842. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2013-06-04
Aprovado 2015-01-20
Publicado 2015-03-30