Avanços e desafios da Educação Ambiental brasileira entre a Rio92 e a Rio+20

Authors

  • Patrícia Bastos Godoy Otero Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, SP
  • Zysman Neiman Universidade Federal de São Paulo, Diadema, SP

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2015.v10.1842

Keywords:

Educação Ambiental. Sustentabilidade. Desenvolvimento Sustentável.

Abstract

O artigo discute os avanços e os desafios do campo da Educação Ambiental (EA) brasileira, no período entre as duas grandes Conferências sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento promovidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) e realizadas no Brasil, a Rio-92 e a Rio+20, que aconteceram respectivamente em 1992 e 2012. O principal objetivo foi analisar a evolução da Educação Ambiental brasileira no período entre as duas grandes Conferências, elaborada a partir da sistematização de informações de documentos oficiais, reportagens publicadas pela mídia sobre os dois eventos e entrevistas com lideranças ambientalistas, políticos e técnicos que estiveram nos eventos e que atuam com, destaque no campo da Educação Ambiental do Brasil.

Published

2015-03-30

Issue

Section

Artigos

How to Cite

OTERO, Patrícia Bastos Godoy; NEIMAN, Zysman. Avanços e desafios da Educação Ambiental brasileira entre a Rio92 e a Rio+20. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 20–41, 2015. DOI: 10.34024/revbea.2015.v10.1842. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/1842. Acesso em: 5 dec. 2025.
Received 2013-06-04
Accepted 2015-01-20
Published 2015-03-30