Educação ambiental e meio ambiente: as práticas pedagógicas dos professores da educação básica de Palmas - TO

Autores

  • Berenice Feitosa da Costa Aires
  • Rogério Pereira de Bastos

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2011.v6.1762

Palavras-chave:

Meio ambiente. Educação ambiental. Práticas pedagógicas.

Resumo

Investigam-se como as representações sociais sobre Meio Ambiente (MA) e Educação Ambiental (EA) de 71 professores de 15 escolas da educação básica da cidade de Palmas (TO), estão orientando suas praticas pedagógicas no Ensino Fundamental e Médio, nas três redes de ensino: privada, municipal e estadual. Buscando-se uma generalização para as práticas de EA, foi testado se a freqüência das respostas dos questionários podia ser explicada pela rede de ensino, utilizando-se o teste Qui-Quadrado e o Teste Exato de Fischer. Os resultados indicam que as representações de EA e MA dos professores orientam suas práticas pedagógicas e essas não diferem entre as três redes de ensino.

Biografia do Autor

  • Berenice Feitosa da Costa Aires
    Doutorado em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Goiás, Brasil(2010) Professor Assistente da Fundação Universidade federal do Tocantins , Brasil.

    Mais informações: Currículo Lattes

  • Rogério Pereira de Bastos
    Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 | Orientador de Mestrado | Orientador de Doutorado Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil(1996) PROFESSOR Associado III da Universidade Federal de Goiás , Brasil.

    Mais informações: Currículo Lattes

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Artigos

Como Citar

AIRES, Berenice Feitosa da Costa; BASTOS, Rogério Pereira de. Educação ambiental e meio ambiente: as práticas pedagógicas dos professores da educação básica de Palmas - TO. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 6, n. 1, p. 52–61, 2011. DOI: 10.34024/revbea.2011.v6.1762. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/1762. Acesso em: 13 dez. 2025.
Recebido 2011-06-30
Aprovado 2011-06-30