Representação social de meio ambiente e educação ambiental nas escolas públicas de Teófilo Otoni-MG

Autores

  • Pedro Paulo Saleme de Souza
  • Jorge Luiz de Góes Pereira

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2011.v6.1756

Palavras-chave:

Representações sociais. Meio ambiente. Rural. Urbano.

Resumo

Este artigo busca identificar e analisar as representações sociais de Meio Ambiente dos professores e alunos do ensino fundamental das escolas públicas da área urbana e rural em Teófilo Otoni-MG, e sua relação com os projetos de Educação Ambiental desenvolvidos nessas escolas. Trata-se de uma pesquisa qualiquantitativa, com aplicação de questionários semiestruturados. Observamos que as práticas e representações sociais de meio ambiente estão relacionadas aos universos onde os atores estão inseridos. São os espaços socioculturais que os orientam na elaboração ou reelaboração de suas práticas ambientais, e que muitas vezes são negligenciados na elaboração das propostas pedagógicas de Educação Ambiental.

Biografia do Autor

  • Pedro Paulo Saleme de Souza
    Mestrado Profissionalizante em Meio Ambiente e Sustentabilidade pelo Centro Universitário de Caratinga, Brasil(2009) professor efetivado do Secretaria de Estado Planejamento e Gestão (MG) , Brasil

    Mais informações: Currículo Lattes

  • Jorge Luiz de Góes Pereira
    Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Brasil(2004). Professor Adjunto I da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro , Brasil

    Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Publicado

30-06-2011

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DE SOUZA, Pedro Paulo Saleme; PEREIRA, Jorge Luiz de Góes. Representação social de meio ambiente e educação ambiental nas escolas públicas de Teófilo Otoni-MG. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 6, n. 1, p. 35–40, 2011. DOI: 10.34024/revbea.2011.v6.1756. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/1756. Acesso em: 15 dez. 2025.
Recebido 2011-06-30
Aprovado 2011-06-30
Publicado 2011-06-30