<b>Representação social de meio ambiente e educação ambiental nas escolas públicas de Teófilo Otoni-MG

Autores

  • Pedro Paulo Saleme de Souza
  • Jorge Luiz de Góes Pereira

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2011.v6.1756

Palavras-chave:

Representações sociais. Meio ambiente. Rural. Urbano.

Resumo

Este artigo busca identificar e analisar as representações sociais de Meio Ambiente dos professores e alunos do ensino fundamental das escolas públicas da área urbana e rural em Teófilo Otoni-MG, e sua relação com os projetos de Educação Ambiental desenvolvidos nessas escolas. Trata-se de uma pesquisa qualiquantitativa, com aplicação de questionários semiestruturados. Observamos que as práticas e representações sociais de meio ambiente estão relacionadas aos universos onde os atores estão inseridos. São os espaços socioculturais que os orientam na elaboração ou reelaboração de suas práticas ambientais, e que muitas vezes são negligenciados na elaboração das propostas pedagógicas de Educação Ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Paulo Saleme de Souza

Mestrado Profissionalizante em Meio Ambiente e Sustentabilidade pelo Centro Universitário de Caratinga, Brasil(2009) professor efetivado do Secretaria de Estado Planejamento e Gestão (MG) , Brasil

Mais informações: Currículo Lattes

Jorge Luiz de Góes Pereira

Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Brasil(2004). Professor Adjunto I da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro , Brasil

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Publicado

30-06-2011

Como Citar

de Souza, P. P. S., & Pereira, J. L. de G. (2011). <b>Representação social de meio ambiente e educação ambiental nas escolas públicas de Teófilo Otoni-MG. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 6(1), 35–40. https://doi.org/10.34024/revbea.2011.v6.1756

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2011-06-30
Aceito: 2011-06-30
Publicado: 2011-06-30

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)