Concepções de ambiente em atividades de Educação Ambiental desenvolvidas em um parque municipal

Autores

  • Mauricio dos Santos Matos Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP
  • Tathiana Popak Parque Municipal Vila dos Remédios, São Paulo, SP

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2013.v8.1736

Palavras-chave:

Ambiente, Educação Ambiental, Visão Antropocêntrica

Resumo

Foram analisadas as atividades de Educação Ambiental realizadas num parque da cidade de São Paulo, buscando-se reconhecer as concepções de ambiente expressas nas atividades. A pesquisa envolveu uma turma de 32 alunos da 1ª série do ensino fundamental e foi desenvolvida utilizando-se registros em vídeo e caderno de campo para a coleta dos dados. Todas as falas foram transcritas e analisadas por meio da metodologia de análise de conteúdo, priorizando-se as unidades de contexto para a identificação de categorias de ambiente. Como resultado, observou-se que a concepção mais recorrente foi a de ambiente como sistema, numa perspectiva de formação científica.

Biografia do Autor

  • Mauricio dos Santos Matos, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP
    Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto-Departamento de Educação, Informação e Comunicação- Laboratório Interdisciplinar de Formação do educador.
  • Tathiana Popak, Parque Municipal Vila dos Remédios, São Paulo, SP
    Gestora do Parque Municipal Vila dos Remédios e doutoranda do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo.

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Publicado

01-02-2014

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MATOS, Mauricio dos Santos; POPAK, Tathiana. Concepções de ambiente em atividades de Educação Ambiental desenvolvidas em um parque municipal. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 8, n. 1, p. 19 a 29, 2014. DOI: 10.34024/revbea.2013.v8.1736. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/1736. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2011-03-16
Aprovado 2011-09-02
Publicado 2014-02-01