Concepções de ambiente em atividades de Educação Ambiental desenvolvidas em um parque municipal

Autores

  • Mauricio dos Santos Matos Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP
  • Tathiana Popak Parque Municipal Vila dos Remédios, São Paulo, SP

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2013.v8.1736

Palavras-chave:

Ambiente, Educação Ambiental, Visão Antropocêntrica

Resumo

Foram analisadas as atividades de Educação Ambiental realizadas num parque da cidade de São Paulo, buscando-se reconhecer as concepções de ambiente expressas nas atividades. A pesquisa envolveu uma turma de 32 alunos da 1ª série do ensino fundamental e foi desenvolvida utilizando-se registros em vídeo e caderno de campo para a coleta dos dados. Todas as falas foram transcritas e analisadas por meio da metodologia de análise de conteúdo, priorizando-se as unidades de contexto para a identificação de categorias de ambiente. Como resultado, observou-se que a concepção mais recorrente foi a de ambiente como sistema, numa perspectiva de formação científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mauricio dos Santos Matos, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto-Departamento de Educação, Informação e Comunicação- Laboratório Interdisciplinar de Formação do educador.

Tathiana Popak, Parque Municipal Vila dos Remédios, São Paulo, SP

Gestora do Parque Municipal Vila dos Remédios e doutoranda do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

01-02-2014

Como Citar

Matos, M. dos S., & Popak, T. (2014). Concepções de ambiente em atividades de Educação Ambiental desenvolvidas em um parque municipal. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 8(1), 19 a 29. https://doi.org/10.34024/revbea.2013.v8.1736

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2011-03-16
Aceito: 2011-09-02
Publicado: 2014-02-01