A dimensão subjetiva na educação ambiental

Autores

  • Ana Maria Orofino Teles

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2010.v5.1717

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Sujeito. Subjetividade. Transformação.

Resumo

A prática de modelos de Educação Ambiental (EA) que buscam uma transformação do sujeito merece entendimento e qualificação de gestores e executores destes programas acerca da subjetividade. O presente ensaio tem por objetivo trazer o estudo da subjetividade e o entendimento do sujeito ao âmbito da educação, o que faz com que o termo “ambiental” possa ser, inclusive, questionado. A origem do texto é uma pesquisa qualitativa que avaliou um programa de EA com estas características de sensibilização de sujeitos e que não alcançou resultados esperados. Com isso abre-se a discussão sobre os limites do pedagógico e o do psicológico.

Biografia do Autor

  • Ana Maria Orofino Teles
    Mestrado em Educação pela Universidade de Brasília, Brasil(2010). Coordenação de Programa de Capacitação Online do Biocyber - Odontologia e Terapias Complementares , Brasil.

    Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Publicado

08-12-2010

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

TELES, Ana Maria Orofino. A dimensão subjetiva na educação ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 5, n. 1, p. 55–61, 2010. DOI: 10.34024/revbea.2010.v5.1717. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/1717. Acesso em: 14 dez. 2025.
Recebido 2010-12-08
Aprovado 2010-12-08
Publicado 2010-12-08