<b>A dimensão subjetiva na educação ambiental<b>

  • Ana Maria Orofino Teles
Palavras-chave: Educação Ambiental. Sujeito. Subjetividade. Transformação.

Resumo

A prática de modelos de Educação Ambiental (EA) que buscam uma transformação do sujeito merece entendimento e qualificação de gestores e executores destes programas acerca da subjetividade. O presente ensaio tem por objetivo trazer o estudo da subjetividade e o entendimento do sujeito ao âmbito da educação, o que faz com que o termo “ambiental” possa ser, inclusive, questionado. A origem do texto é uma pesquisa qualitativa que avaliou um programa de EA com estas características de sensibilização de sujeitos e que não alcançou resultados esperados. Com isso abre-se a discussão sobre os limites do pedagógico e o do psicológico.

Biografia do Autor

Ana Maria Orofino Teles
Mestrado em Educação pela Universidade de Brasília, Brasil(2010). Coordenação de Programa de Capacitação Online do Biocyber - Odontologia e Terapias Complementares , Brasil.

Mais informações: Currículo Lattes

Publicado
2010-12-08
Como Citar
Teles, A. M. O. (2010). <b>A dimensão subjetiva na educação ambiental<b&gt;. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 5(1), 55-61. https://doi.org/10.34024/revbea.2010.v5.1717
Edição
Seção
Artigos