Desafios e perspectivas da educação no campo: uma análise documental em Conceição do Araguaia (PA)

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Autores

  • Matheus da Silva Rodrigues Instituto Federal do Pará - Campus Conceição do Araguaia
  • Angelimar Santana Santos Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.16624

Palavras-chave:

Educação no campo; Políticas educacionais; Conceição do Araguaia, Pará; Pedagogia da Alternância.

Resumo

Este estudo analisa a educação do campo, rio e florestas em Conceição do Araguaia (PA), destacando desafios e propondo soluções. A análise documental aborda documentos como a CF de 1988, LDB, PCNs, PNE, PRONACAMPO, BNCC, PEE, PME de Conceição do Araguaia, e PPP das escolas rurais. Identificam-se barreiras como infraestrutura inadequada e acesso limitado a recursos didáticos, afetando a qualidade do ensino. A ausência expressa de forma crítica da Pedagogia da Alternância nos documentos locais sugere a necessidade de repensar políticas educacionais. Conclui-se que políticas inclusivas e contextualizadas são essenciais, valorizando os saberes locais e promovendo a identidade cultural.

 

Biografia do Autor

  • Angelimar Santana Santos, Universidade do Estado do Pará

    Professora do Instituto Federal do Pará, Doutoranda em Educação UEPA.

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Publicado

01-12-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

RODRIGUES, Matheus da Silva; SANTOS, Angelimar Santana. Desafios e perspectivas da educação no campo: uma análise documental em Conceição do Araguaia (PA): á. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 9, p. 369–393, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v19.16624. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/16624. Acesso em: 11 dez. 2025.
Recebido 2024-05-04
Aprovado 2024-09-13
Publicado 2024-12-01