Efeitos do Programa de Educação Ambiental no PGRS: um estudo de caso no Hospital Universitário de Medicina Veterinária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.16570

Palavras-chave:

Resíduos, Sensibilização, Eficiência, Educação Ambiental

Resumo

Programas de Educação Ambiental (PEA) são constituídos por estratégias para sensibilizar as pessoas no controle de riscos ambientais. Este artigo tem como objetivo verificar o impacto do PEA na eficiência da gestão de resíduos do Hospital Universitário de Medicina Veterinária (HUMV) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Foram compilados dados resultantes das ações do PEA durante o segundo semestre de 2023, com foco no gerenciamento de resíduos do HUMV. Essa pesquisa intervencionista com abordagem quantitativa alcançou 274 participantes. Através dos dados notou-se que o PEA impactou positivamente na eficiência do PGRS além de ter influenciado novos comportamentos sustentáveis.

Biografia do Autor

  • Cecilia Nascimento Pires, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

    Mestranda no programa de Mestrado Profisional em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Especialização em Educação Ambiental Sustentabilidade e Gestão de Resíduos Sólidos Hospitalares. Servidora da UFRB no Hospital Universitário de Medicina Veterinária (HUMV), responsável pelo monitoramento das medidas de biossegurança, gerenciamento de resíduo hospitalar e planejamento de atividades de educação ambiental.

  • Lidiane Mendes Kruschewsky Lordelo, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

    Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental (UFBA), mestrado em Desenvolvimento Regional e Urbano (Universidade Salvador), doutorado em Energia e Ambiente pelo Centro Interdisciplinar em Energia e Ambiente, pós doutorado na Universidade NOVA de Lisboa (NOVA) - CENSE Center for Environmental and Sustainability Research. Professora adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

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Publicado

01-12-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PIRES, Cecilia Nascimento; LORDELO, Lidiane Mendes Kruschewsky. Efeitos do Programa de Educação Ambiental no PGRS: um estudo de caso no Hospital Universitário de Medicina Veterinária: . Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 9, p. 57–73, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v19.16570. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/16570. Acesso em: 11 dez. 2025.
Recebido 2024-04-15
Aprovado 2024-09-13
Publicado 2024-12-01