Uma discussão meta-ética entre o ecocentrismo e o pluralismo

Autores

  • Nuno Aluai Instituto Politécnico de Bragança
  • Mário Pinto Instituto Politécnico de Bragança
  • Liliana Figueiredo Instituto Politécnico de Bragança
  • Sérgio Pereira Instituto Politécnico de Bragança
  • Evangelina Bonifácio Centro de Investigação Transdisciplinar em Educação e Desenvolvimento (CITED), Instituto Politécnico de Bragança. https://orcid.org/0000-0001-5556-3984

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v17.16166

Palavras-chave:

Ética, Ecocentrismo, Pluralismo, Ativismo, Educação Ambiental

Resumo

Atualmente, encontramo-nos no limiar da destabilização do sistema terrestre. Apesar do movimento ambientalista ter surgido na década de 1960, continua a existir um baixo envolvimento da maioria da população na proteção e conservação ambiental. Vários grupos de ativistas ambientais têm transmitido mensagens de forma e, por vezes, incompreensível ao cidadão comum. Assim, justifica-se esta investigação que, ao reconhecer a inevitabilidade da transição sustentável, considera pouco exequível a adoção imediata, pela generalidade do público, de um posicionamento ético centrado no bem-estar dos ecossistemas. Deste modo, realizou-se uma análise documental à literatura que se entendeu pertinente. Face aos argumentos expostos o posicionamento ético pluralista poderá responder às inquietações daqueles que se baseiam atitudinal e comportamentalmente de forma ecocêntrica e antropocêntrica diminuindo os conflitos e aumentando o entendimento, necessário para uma mudança socioambiental mais sustentada.

Biografia do Autor

  • Evangelina Bonifácio, Centro de Investigação Transdisciplinar em Educação e Desenvolvimento (CITED), Instituto Politécnico de Bragança.

    .

Referências

ALMEIDA, A. Educação Ambiental: a importância da dimensão ética. 1.ª ed. Livros Horizonte, 2007.

ANDERSON, K. O novo negacionismo. In: THUNBERG, G. (org.). O livro do clima. 1.ª ed. Penguin Random House Grupo Editorial, 2022, p. 204-209.

CAFARO, P. Rachel Carson’s environmental ethics. In: ROZZI, R.; PICKETT, S. T. A.; PALMER, C.; ARMESTO, J. J.; CALLICOTT, J. B. (org.). Linking ecology and ethics for a changing world. 1.ª ed. Springer, 2013, p. 163-171. https://doi.org/10.1007/978-94-007-7470-4_13

CAMPBELL, E. K. Beyond anthropocentrism. Journal of the History of the Behavioral Sciences, v. 19, n. 1, p. 54–67, 1983. https://doi.org/10.1002/1520-6696(198301)19:1<54::AID-JHBS2300190107>3.0.CO;2-G

CHAN, K. M. A.; BALVANERA, P.; BENESSAIAH, K.; CHAPMAN, M.; DÍAZ, S.; GÓMEZ-BAGGETHUN, E.; GOULD, R.; HANNAHS, N.; JAX, K.; KLAIN, S.; LUCK, G. W.; MARTÍN-LÓPEZ, B.; MURACA, B.; NORTON, B.; OTT, K.; PASCUAL, U.; SATTERFIELD, T.; TADAKI, M.; TAGGART, J.; TURNER, N. Why protect nature? Rethinking values and the environment. Proceedings of the National Academy of Sciences, v. 113, n. 6, p. 1462-1465, 2016. https://doi.org/10.1073/pnas.1525002113

CHENOWETH, E. O poder das pessoas. In: THUNBERG, G. (org.). O livro do clima. 1.ª ed. Penguin Random House Grupo Editorial, 2022, p. 364-368.

COLÓN-GONZÁLEZ, F. J. As doenças transmitidas por vetores. In: THUNBERG, G. (org.). O livro do clima. 1.ª ed. Penguin Random House Grupo Editorial, 2022, p. 143-146.

GAFFNEY, O.; ROCKSTRÖM, J. Breaking boundaries: the science of our planet. 1.ª ed. Dorling Kindersley, 2021.

GATES, B. How to avoid a climate disaster. 1. ed. Porto Editora, 2020.

GERGIS, J. Os incêndios florestais. In: THUNBERG, G. (org.). O livro do clima. 1.ª ed. Penguin Random House Grupo Editorial, 2022, p. 96-98.

GUSTAFSSON, Ö. (2022). O permafrost. In: THUNBERG, G. (org.). O livro do clima. 1.ª ed. Penguin Random House Grupo Editorial, 2022, p. 118-121.

HARO, F. A. O processo civilizacional da tourada: Guerreiros, cortesãos, profissionais… e bárbaros?. 1.ª ed. Imprensa de História Contemporânea, 2019.

HAYWARD, T. Anthropocentrism: A misunderstood problem. Environmental Values, v. 6, n. 1, p. 49-63, 1997. https://www.jstor.org/stable/30301484

INTERGOVERNMENTAL SCIENCE-POLICY PLATFORM ON BIODIVERSITY AND ECOSYSTEM SERVICES. Summary for policymakers of the global assessment report on biodiversity and ecosystem services of the Intergovernmental Science-Policy Platform on Biodiversity and Ecosystem Services. Intergovernmental Science-Policy Platform on Biodiversity and Ecosystem Services Secretariat, 2019. https://www.ipbes.net/sites/default/files/inline/files/ipbes_global_assessment_report_summary_for_policymakers.pdf

IRWIN, T. Nicomachean ethics. 2.ª ed. Hackett Publishing Company, 1999.

JEBARI, K.; SANDBERG, A. Ecocentrism and biosphere life extintion. Science and Engineering Ethics, v. 28, n. 46, 2022. https://doi.org/10.1007/s11948-022-00404-2

JERONIMO, M. K.; DE CARVALHO, D. B. Educação Ambiental e a ética da responsabilidade. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 15, n. 5, p. 424-439, 2021. https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.9651

KOLBERT, E. A sexta extinção. 5.ª ed. Elsinore, 2019.

KOPNINA, H.; WASHINGTON, H.; TAYLOR, B.; PICCOLO, J. J. Anthropocentrism: more than just a misunderstood problem. Journal of Agricultural and Environmental Ethics, v. 31, p. 109-127, 2018. https://doi.org/10.1007/s10806-018-9711-1

KORTENKAMP, K. V.; MOORE, C. F. Ecocentrism and anthropocentrism: Moral reasoning about ecological commons dilemmas. Journal of Enviornmental Psychology, v. 21, n. 3, p. 261-272, 2001. https://doi.org/10.1006/jevp.2001.0205

LEOPOLD, A. Land use ethics. In: LEOPOLD, A. (org.). A sand county almanac and sketches here and there. 1.ª ed. Oxford University Press, 1949, p. 201-226.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5.ª ed. Editora Atlas, 2003.

MARVEL, K. As secas e as inundações. In: THUNBERG, G. (org.). O livro do clima. 1.ª ed. Penguin Random House Grupo Editorial, 2022, p. 74-75.

MOREIRA, J.; ALVES, F.; MENDONÇA, A. Questioning nature and environmental ethics in schools. Oxford Research Encyclopedia of Education, 2020. https://doi.org/10.1093/acrefore/9780190264093.013.687

PALMER, C. Contested Frameworks in Environmental Ethics. In: ROZZI, R.; PICKETT, S. T. A.; PALMER, C.; ARMESTO, J. J.; CALLICOTT, J. B. (org.), Linking Ecology and Ethics for a Changing World. 1.ª ed. Springer, 2013, p. 191-206. https://doi.org/10.1007/978-94-007-7470-4_16

PASCUAL, U.; BALVANERA, P.; ANDERSON, C. B.; CHAPLIN-KRAMER, R.; CHRISTIE, M.; GONZÁLEZ-JIMÉNEZ, D.; MARTIN, A.; RAYMOND, C. M.; TERMANSEN, M.; VATN, A.; ATHAYDE, S.; BAPTISTE, B.; BARTON, D. N.; JACOBS, S.; KELEMEN, E.; KUMAR, R.; LAZOS, E.; MWAMPAMBA, T. H.; NAKANGU, B.; O’FARRELL, P.; SUBRAMANIAN, S. M.; NOORDWIJK, M.; AHN, S.; AMARUZAMAN, S.; AMIN, A. M.; ARIAS-ARÉVALO, P.; ARROYO-ROBLES, G.; CANTÚ-FERNÁNDEZ, M.; CASTRO, A. J.; CONTRERAS, V.; VOS, A. D.; DENDONCKER, N.; ENGEL, S.; ESER, U.; FAITH, D. P.; FILYUSHKINA, A.; GHAZI, H.; GÓMEZ-BAGGETHUN, E.; GOULD, R. K.; GUIBRUNET, L.; GUNDIMEDA, H.; HAHN, T.; HARMÁČKOVÁ, Z. V.; HERNÁNDEZ-BLANCO, M.; HORCEA-MILCU, A.; HUAMBACHANO, M.; WICHER, N. L. H.; AYDIN, C. I.; ISLAR, M.; KOESSLER, A.; KENTER, J. O.; KOSMUS, M.; LEE, H.; LEIMONA, B.; LELE, S.; LENZI, D.; LLISO, B.; MANNETTI, L. M.; MERÇON, J.; MONROY-SAIS, A. S.; MUKHERJEE, N.; MURACA, B.; MURADIAN, R.; MURALI, R.; NELSON, S. H.; NEMOGÁ-SOTO, G. R.; NGOUHOUO-POUFOUN, J.; NIAMIR, A.; NUESIRI, E.; NYUMBA, T. O.; ÖZKAYNAK, B.; PALOMO, I.; PANDIT, R.; PAWŁOWSKA-MAINVILLE, A.; PORTER-BOLLAND, L.; QUAAS, M.; RODE, J.; ROZZI, R.; SACHDEVA, S.; SAMAKOV, A.; SCHAAFSMA, M.; SITAS, N.; UNGAR, P.; YIU, E.; YOSHIDA, Y.; ZENT, E. Diverse values of nature for sustainability. Nature, v. 620, p. 813-823, 2023. https://doi.org/10.1038/s41586-023-06406-9

RAHMSTORF, S. Sea-level rise: Towards understanding local vulnerability. Environmental Research Letters, v. 7, n. 2, 021001, 2012. https//doi.org/10.1088/1748-9326/7/2/021001

RICHARDSON, K.; STEFFEN, W.; LUCHT, W.; BENDTSEN, J.; CORNELL, S. E.; DONGES, J. F.; DRÜKE, M.; FETZER, I.; BALA, G.; BLOH, W. V.; FEULNER, G.; FIEDLER, S.; GERTEN, D.; GLEESON, T.; HOFMANN, M.; HUISKAMP, W.; KUMMU, M.; MOHAN, C.; NOGUÉS-BRAVO, D.; PETRI, S.; PORKKA, M.; RAHMSTORF, S.; SCHAPHOFF, S.; THONICKE, K.; TOBIAN, A.; VIRKKI, V.; WANG-ERLANDSSON, L.; WEBER, L.; ROCKSTRÖM, J. (2023). Earth beyond six of nine planetary boundaries. Environmental Studies, v. 9, n. 37, eadh2458, 2023. https://doi.org/10.1126/sciadv.adh2458

ROOTES, C. The environmental movement. In: KLIMKE, M.; SCHARLOTH, J. (org.). 1968 in Europe. Springer Nature, 2008, p. 295-305. https://doi.org/10.1057/9780230611900_25

SANTOS, T. M. M.; DE SOUZA, B. I. Sociedade e natureza: interpretações, reflexos na Educação Ambiental no Brasil e a necessidade do devir. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 16, n. 4, p. 267-286, 2021. https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.11852

SAYRE-McCORD, G. Metaethics. Stanford Encyclopedia of Philosophy, 2023. Disponível em: https://plato.stanford.edu/entries/metaethics/

SINGER, P. Extended circle: ethics, evolution, and moral progress. 1.ª ed. Princeton University Press, 1981.

THUNBERG, G. O livro do clima. 1.ª ed. Penguin Random House Grupo Editorial, 2022.

UNITED NATIONS ENVIRONMENT PROGRAMME. (1972). Environmental Law and Governance Programme: Review of current literature on stocktaking and gap analysis. https://wedocs.unep.org/bitstream/handle/20.500.11822/29567/ELGP1StockD.pdf

UNITED NATIONS ENVIRONMENT PROGRAMME. (1975). Belgrade Charter: A framework for environmental education. https://www.eusteps.eu/wp-content/uploads/2020/12/Belgrade-Charter.pdf

UNITED NATIONS ENVIRONMENT PROGRAMME. (1977). Intergovernmental conference on environmental education. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000032763

YEARLY, S. Environmentalists as science communicators: Advocates and critics in an age of climate challenges. In: Bucchi, M.; Trench, B. (org.), Routledge Handbook of Public Communication of Science and Technology. 3.ª ed. Routledge, 2021, p. 163-181. https://doi.org/10.4324/9781003039242-10

Downloads

Publicado

01-08-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ALUAI, Nuno; PINTO, Mário; FIGUEIREDO, Liliana; PEREIRA, Sérgio; BONIFÁCIO, Evangelina. Uma discussão meta-ética entre o ecocentrismo e o pluralismo. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 5, p. 52–65, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v17.16166. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/16166. Acesso em: 8 dez. 2025.
Recebido 2024-01-18
Aprovado 2024-06-03
Publicado 2024-08-01