O resgate das Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC’s) na conscientização ambiental em uma escola: um relato de experiência

Autores

  • Delcides Patrício de Paiva Júnior Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Sul de Minas – Campus Machado
  • Fabiana Lucio de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Sul de Minas – Campus Machado

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.16089

Palavras-chave:

Sustentabilidade; Hortas Escolares; Alimentação Saudável.

Resumo

O resgate das Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) na esfera escolar tem emergido como uma prática de crescente relevância, introduzindo variedades que carregam um alto valor nutricional, enriquecendo a dieta e promovendo diversidade alimentar. O cultivo de hortas escolares torna-se uma ferramenta eficaz nesse resgate, oferecendo uma vivência educativa, lúdica e prática. O projeto teve como objetivo o resgate das PANC’s e o cultivo de hortas orgânicas e sustentáveis pelos alunos do Novo Ensino Médio. As pesquisas, montagem de fichas técnicas e elaboração de pratos aconteceram na própria escola e a culminância foi a apresentação de resultados e degustação de pratos elaborados pelos alunos durante um evento gastronômico na cidade.

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Publicado

01-12-2024

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

PAIVA JÚNIOR, Delcides Patrício de; OLIVEIRA, Fabiana Lucio de. O resgate das Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC’s) na conscientização ambiental em uma escola: um relato de experiência. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 9, p. 411–418, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v19.16089. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/16089. Acesso em: 11 dez. 2025.
Recebido 2024-02-29
Aprovado 2024-07-31
Publicado 2024-12-01