Construindo novos saberes por meio de expedições de estudos na natureza

Autores

  • Maria Elisabeth Valls de Moraes Secretaria Municipal de Educação de Uruguaiana/RS
  • Cátia Silene Carrazoni Lopes Viçosa Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul (SEDUC)

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v17.16068

Palavras-chave:

Educação Física, Trilhas, Educação Ambiental

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar e analisar o desenvolvimento de Expedições de Estudos, em uma perspectiva de Educação Ambiental na disciplina de Educação Física. É um estudo de caso qualitativo com perfil de pesquisa-ação, tendo como participantes alunos de 6º ano de uma escola pública de Uruguaiana (RS). A atividade dividiu-se em quatro etapas e adaptou-se a modalidade do aprendizado sequencial durante as duas trilhas. Os resultados evidenciaram mudanças nas percepções sobre natureza, nas relações sociais, no pertencimento ao local e apropriação sobre a atividade na apresentação da Feira de Ciências. Conclui-se que a proposta, como prática corporal de aventura na natureza, permitiu ampliar a percepção dos estudantes acerca da natureza demonstrando a transversalidade entre estes conhecimentos e a promoção da Educação Ambiental a partir de Expedições de Estudos.

Biografia do Autor

  • Maria Elisabeth Valls de Moraes, Secretaria Municipal de Educação de Uruguaiana/RS

    Estudante de Pós graduação em Educação Ambiental em Uruguaiana Graduação em Educação Física na Universidade Federal do RS Guia da MEI - Beth Valls - trilhas e passeios. Uruguaiana

  • Cátia Silene Carrazoni Lopes Viçosa, Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul (SEDUC)

    Doutora em Educação em Ciências, Mestra em Educação em Ciências, Especialista em Educação Especial e Inclusiva, Licenciada em Ciênciass da Natureza, docente da Educação Básica na SEDUC/RS.

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Publicado

01-08-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MORAES, Maria Elisabeth Valls de; VIÇOSA, Cátia Silene Carrazoni Lopes. Construindo novos saberes por meio de expedições de estudos na natureza. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 5, p. 188–201, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v17.16068. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/16068. Acesso em: 8 dez. 2025.
Recebido 2023-12-29
Aprovado 2024-06-03
Publicado 2024-08-01