Concepção de Educação Ambiental dos professores do ensino médio

Autores

  • Gabriela Cristina de Souza Instituto Federal Catarinense Campus Araquari
  • Fabrício Moreira Sobreira Instituto Federal Catarinense Campus Araquari
  • Anelise Grunfeld de Luca Instituto Federal Catarinense Campus Araquari

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.16008

Palavras-chave:

Prática Pedagógica, Formação Continuada, Meio Ambiente, Grupo focal

Resumo

Esta pesquisa é um estudo de caso delineado por métodos mistos, de cunho exploratório e natureza descritiva, que teve como objetivo avaliar a percepção dos professores sobre a Educação Ambiental (EA) no Ensino Médio (EM) da Escola Estadual de Educação Básica Dom Gregório Warmeling, localizada no município de Balneário Barra do Sul (SC). A coleta de dados deste estudo foi realizada por meio de grupos focais, utilizando-se análise de conteúdo (qualitativa + quantitativa). Os resultados da pesquisa destacaram a importância de formações continuadas de qualidade para a prática de Educação Ambiental, bem como a valorização do papel do professor, de modo que tanto os docentes quanto os estudantes pertençam ao meio.

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Publicado

01-06-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SOUZA, Gabriela Cristina de; SOBREIRA, Fabrício Moreira; LUCA, Anelise Grunfeld de. Concepção de Educação Ambiental dos professores do ensino médio. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 3, p. 353–368, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v19.16008. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/16008. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2023-12-12
Aprovado 2024-04-01
Publicado 2024-06-01