Práticas educativas de Educação Ambiental: o que revelam as atividades educativas com uso de hortas escolares no Brasil?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v9.15495

Palavras-chave:

Práticas educativas, Hortas escolares, Educação básica, Educação ambiental crítica, Crise ambiental contemporânea

Resumo

A pesquisa analisou produções científicas que abordaram práticas educativas ambientais na escola básica a partir das hortas escolares no Brasil. Os produtos selecionados foram catalogados no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES, que compõem o acervo bibliográfico de análise, com enfoque qualitativo de pesquisa. Os resultados apontam que as práticas educativas ambientais com hortas escolares, demostram a predominância de um viés conservacionista e pragmático, com predominância dos aspectos biológicos ou ecológicos ambientalistas. Percebe-se um cenário de práticas que favorecem atividades-fim isoladas, e que pouco tem favorecido para uma formação crítica, diante da crise ambiental contemporânea.

Biografia do Autor

  • Adriane de Lima Aleixo dos Santos, Universidade Federal do Pará

    Mestranda em Currículo e Gestão da Escola Básica - PPEB, Universidade Federal do Pará - UFPA, Campus Belém. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia.

  • José Bittencourt da Silva , Universidade Federal do Pará

    Possui Pós-Doutorado em Educação, Doutorado em Ciências Ambientais, Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento, Especializaçãoem Ciência Política, Licenciatura e Bacharelado em Ciências Sociais.Atua como Docente do Programa de Pós-Graduação em Currículo eGestão da Escola Básica-PPEB do Núcleo de Estudos Transdisciplinares emEducação Básica-NEB, na Universidade Federal do Pará-UFPA.  

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Publicado

01-04-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SANTOS, Adriane de Lima Aleixo dos; SILVA , José Bittencourt da. Práticas educativas de Educação Ambiental: o que revelam as atividades educativas com uso de hortas escolares no Brasil?. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 2, p. 149–162, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v9.15495. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/15495. Acesso em: 13 dez. 2025.
Recebido 2023-08-04
Aprovado 2024-01-24
Publicado 2024-04-01