Ordenamento náutico como estratégia educativa para prevenção de conflitos e acidentes marítimos no Canal do Linguado – Balneário Barra do Sul (SC)

Autores

  • José Eduardo Calcinoni Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina
  • Rafael Carlos Eloy Dias Move Educacional Brasil
  • Maiko Rafael Spiess Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14963

Palavras-chave:

Acidentes em Água, Ordenamento de Navegação, Litoral de Santa Catarina, Organização de Tráfego Marítimo, Atividades Náuticas

Resumo

Diante de conflitos ocasionados pela falta de ordenamento e gestão náutica do Canal do Linguado, em Balneário Barra do Sul – SC, litoral brasileiro, este estudo propõe melhorias para a navegação e segurança dos usuários. Realizou-se o levantamento e avaliação das leis vigentes, coleta de dados por meio de entrevistas e análise conjunta dos dados. O diagnóstico proporcionou a elaboração de um mapa baseado em balizamento e sinalização para promover o ordenamento náutico. Como ação de Educação Ambiental, essas medidas trarão salvaguarda da vida humana pela prevenção de acidentes, proteção do ambiente marinho e aumento da eficiência de navegação.

Biografia do Autor

  • José Eduardo Calcinoni, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina

    Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pelo Instituto Superior e Centro Educacional Luterano Bom Jesus (2012). Atualmente é extensionista rural e pesqueiro da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina. Tem experiência na área de Comunicação Social e Agronomia, com ênfase em Extensão Rural e Meio Ambiente Marinho.

  • Maiko Rafael Spiess, Universidade Regional de Blumenau

    Formado em Ciências Sociais pela Universidade Regional de Blumenau (2007). É mestre (2010) e doutor (2014) em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Realizou estágio como pesquisador visitante (doutorado sanduíche) no Department of the History of Science, Harvard University, no período de 09/2012 até 08/2013. É professor efetivo no Departamento de Ciências Sociais e Filosofia, professor permanente do Programa em Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) e membro coordenador do Núcleo de Estudos da Tecnociência na Universidade Regional de Blumenau (FURB). Professor colaborador no Mestrado Profissional em Tecnologia e Ambiente, do Instituto Federal Catarinense, campus Araquari. Cursa atualmente a Especialização em Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina pela PUC Minas. Suas áreas de pesquisa incluem: Sociologia do Conhecimento, Sociologia da Ciência e Tecnologia, Política de C&T, Inteligência Artificial, Big Data e Sociedade, Políticas Públicas, Desenvolvimento Regional, Desastres e Alimentação nas sociedades contemporâneas. Também atua como designer instrucional de materiais didáticos para ensino a distância (EAD) na Divisão de Modalidades de Ensino (DME) da Universidade Regional de Blumenau.

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Publicado

01-10-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CALCINONI, José Eduardo; DIAS, Rafael Carlos Eloy; SPIESS, Maiko Rafael. Ordenamento náutico como estratégia educativa para prevenção de conflitos e acidentes marítimos no Canal do Linguado – Balneário Barra do Sul (SC). Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 18, n. 6, p. 71–99, 2023. DOI: 10.34024/revbea.2023.v18.14963. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/14963. Acesso em: 6 dez. 2025.
Recebido 2023-03-26
Aprovado 2023-08-18
Publicado 2023-10-01