Educação Ambiental e cidadania: reflexões a partir do descarte de resíduos sólidos no Rio Diamantino em Diamantino (MT)

Autores

  • Maria Auxiliadora Almeida Arruda Instituto Federal de Mato Grosso
  • Claudia Cristina Tavares Grandizolli Instituto Federal de Mato Grosso
  • Reinaldo Gomes de Arruda Instituto Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14234

Palavras-chave:

Meio Ambiente; Resíduos; Educação Ambiental Crítica; Ensino de Ciências.

Resumo

A Educação Ambiental (EA) crítica social é um processo permanente de reflexão-ação, onde os sujeitos constroem conhecimentos e valores para a ação individual e coletiva. A sociedade tem contribuído para o descarte inadequado de resíduos no meio ambiente. Assim, este estudo objetiva analisar a questão dos resíduos sólidos descartados por usuários no Rio Diamantino de Diamantino-MT, para uma discussão da importância da EA. A pesquisa é de abordagem qualitativa, com utilização do método de observação para a coleta de dados. Observou-se que os usuários do rio, ao utilizá-lo como fonte de lazer, fazem o descarte inadequado de resíduos sólidos no seu interior e em meio a vegetação de suas margens, indicando a necessidade da EA.

Biografia do Autor

  • Reinaldo Gomes de Arruda, Instituto Federal de Mato Grosso

    Professor na área de Artes. Mestre em Educação. Efetivo no Departamento de Ensino do Instituto Federal de Educação de Mato Grosso - Campus São Vicente.

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Publicado

01-02-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ALMEIDA ARRUDA, Maria Auxiliadora; GRANDIZOLLI, Claudia Cristina Tavares; GOMES DE ARRUDA, Reinaldo. Educação Ambiental e cidadania: reflexões a partir do descarte de resíduos sólidos no Rio Diamantino em Diamantino (MT). Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 18, n. 1, p. 441–457, 2023. DOI: 10.34024/revbea.2023.v18.14234. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/14234. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2022-08-22
Aprovado 2022-12-13
Publicado 2023-02-01