Educação Ambiental e cidadania: reflexões a partir do descarte de resíduos sólidos no Rio Diamantino em Diamantino (MT)

Autores

  • Maria Auxiliadora Almeida Arruda Instituto Federal de Mato Grosso
  • Claudia Cristina Tavares Grandizolli Instituto Federal de Mato Grosso
  • Reinaldo Gomes de Arruda Instituto Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14234

Palavras-chave:

Meio Ambiente; Resíduos; Educação Ambiental Crítica; Ensino de Ciências.

Resumo

A Educação Ambiental (EA) crítica social é um processo permanente de reflexão-ação, onde os sujeitos constroem conhecimentos e valores para a ação individual e coletiva. A sociedade tem contribuído para o descarte inadequado de resíduos no meio ambiente. Assim, este estudo objetiva analisar a questão dos resíduos sólidos descartados por usuários no Rio Diamantino de Diamantino-MT, para uma discussão da importância da EA. A pesquisa é de abordagem qualitativa, com utilização do método de observação para a coleta de dados. Observou-se que os usuários do rio, ao utilizá-lo como fonte de lazer, fazem o descarte inadequado de resíduos sólidos no seu interior e em meio a vegetação de suas margens, indicando a necessidade da EA.

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Biografia do Autor

Reinaldo Gomes de Arruda, Instituto Federal de Mato Grosso

Professor na área de Artes. Mestre em Educação. Efetivo no Departamento de Ensino do Instituto Federal de Educação de Mato Grosso - Campus São Vicente.

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Publicado

01-02-2023

Como Citar

Almeida Arruda, M. A., Grandizolli, C. C. T., & Gomes de Arruda, R. (2023). Educação Ambiental e cidadania: reflexões a partir do descarte de resíduos sólidos no Rio Diamantino em Diamantino (MT). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 18(1), 441–457. https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14234

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2022-08-22
Aceito: 2022-12-13
Publicado: 2023-02-01