Percepção ambiental sobre solos e sua interação na paisagem por estudantes do ensino médio

Autores

  • Enoque Gomes de Morais Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA
  • Mayelle Wagner Silva de Morais Espaço Ser

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14042

Palavras-chave:

Percepção Ambiental., Educação Ambiental;, Solos, Paisagem

Resumo

Com a intenção de identificar as noções de estudantes do ensino básico na modalidade EJA, sobre as distintas dinâmicas que ocorrem constantemente entre variados elementos integrantes das paisagens, tendo o conteúdo solos como ponto de partida para essas análises. Através de representações da interação solo-paisagem, foi possível analisar qualitativamente os elementos representados e seus diversos contextos, uma vez que estiveram presentes representações comuns do cotidiano, o que pode ser confrontado com a ideia, em muitos casos, do solo visto descolado de outros elementos que são ou o tem como suporte seja em ambiente rural ou urbano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Enoque Gomes de Morais, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA

Professor de Geografia Física e Geotecnologias na Faculdade de Geografia - FACGeo / UFPA - Altamira Graduado em Geografia (Universidade federal do Pará), Pós Graduando em Educação Ambiental Para Sustentabilidade no Centro Universitário Internacional-UNINTER.

Referências

BERTIN, M. A percepção dos ambientes antrópico e natural dos professores do Ensino Fundamental de Foz do Iguaçu- PR. Dissertação de mestrado Programa de Pós-Graduação em Especialização em Educação Ambiental, UFSM, Santa Maria, 2001.

BERTRAND, G. Paisagem e Geografia Física Global. Esboço metodológico. R. RA´E GA, Curitiba, Editora UFPR, n. 8, p. 141-152,2004

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Ciências / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/ SEF, 1998(a). 138p.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: geografia / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/ SEF, 1998(b). 156p.

CASTROGIOVANNI, A. C. et al. Ensino de Geografia: Caminhos e Encantos, 2.ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011. 111 p.

EGLER C. A. G. et al. Telecurso: Geografia: Ensino Médio. 1 ed. Fundação Roberto Marinho. Rio de Janeiro, 2008.

GIROTTO, A. C. M.; MEIRA, B. R.; LIZAMA, M. de los A. P.; GROSSI-MILANI, R. Educação Ambiental e a percepção do espaço verde na escola por alunos do ensino fundamental. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v.17, n.3, pp.433–450, 2022.

LEPSCH, I. F. Formação e conservação do solo. São Paulo: oficina de textos, 2010.

MATZGER, J. P. O que é ecologia de paisagens? In: Biota Neotropica. vl, n1/2, ISSN 1376-0611. São Paulo, 2001.

MARQUES, W. R. A.; RIOS, D. L.; ALVES, K. S. A percepção ambiental na aplicação da Educação Ambiental em escolas. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v.17, n.2, pp.527–545, 2022.

MEDEIROS, C. P.; ASSUNÇÃO, V. K. Estudo da percepção de alunos da educação básica sobre os problemas socioambientais de Urussanga (SC) por meio de mapas mentais. Revista Brasileira De Educação Ambiental Revista Brasileira de Educação Ambiental, v.17, n.2, pp.220–238, 2022.

SOARES, F. D.; FREITAS, J. R. A percepção dos discentes do Curso Técnico em Mineração do Instituto Federal do Amapá, campus Macapá, sobre Educação Ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v.15, n.1, pp.288–309, 2020.

SANTOS, L. B.; SOUSA, R. O.; FERREIRA, L. S. S.; NÁPOLIS, P. M. M. Estudos sobre percepção ambiental no Brasil: uma revisão. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v.17, n.3, pp.131–148, 2022.

VIEIRA, L.S. Manual da Ciência do Solo. Ceres. São Paulo: 1975. 464 p.

Downloads

Publicado

01-04-2023

Como Citar

Morais, E. G. de, & Morais, M. W. S. de. (2023). Percepção ambiental sobre solos e sua interação na paisagem por estudantes do ensino médio. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 18(3), 400–412. https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14042

Edição

Seção

Relatos de Experiências
Recebido: 2022-07-05
Aceito: 2022-12-13
Publicado: 2023-04-01