Historical and environmental rescue of the Vó Preta Trail - Arroio Espinho, Ijuí, RS.

Authors

  • Francesca Werner Ferreira UNIJUI - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e AIPAN - Associação Ijuiense de Proteção ao Ambiente Natural
  • Vidica Bianchi Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Maria Cristina Pansera de Araújo Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Juliana Maria Fachineto

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.13764

Keywords:

Environmental education, water resources, ecological trails

Abstract

The Espinho stream microbasin, a tributary of the Ijuí River, in Ijuí, RS, Brazil, has about 40% of its water resources in urban areas, with several springs, in different neighborhoods, with problems arising from the urbanization of the city. On the UNIJUI campus, the stream and its riparian forest make up one of the permanent protection areas and, at this location, workshops on experiences and awareness with the community are held, but reflective historical reports have not been carried out so far. Thus, this article aims to present a reflective analysis of the historical and environmental Rescue of the Vó Preta Trail - Arroio Espinho, Ijuí, RS, based on the interaction with three partner schools from nearby neighborhoods, which carry out work related to Arroio Espinho, with a vast documentation to be rescued, studied and disseminated. 

References

ATTUATI, M. A. A ação antrópica no processo de transformação da paisagem, condicionantes históricos e atuais: o caso da micro-bacia do Arroio Espinho, Ijuí-RS. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Santa Catarina, USFC, Florianópolis, 1997. <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/111946>. Acesso em: out. 2019.

BENCKE, G.A.; FONTANA, C.S.; Dias, R.A.; Maurício, G.N.; Mähler Jr., J.K.F. 2003. Aves., pp. 189-480. In: FONTANA, C.S.; BENCKE, G.A.; REIS, R. (Org.) Livro vermelho da fauna ameaçada de extinção no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: EDIPUCRS. 632p

BIANCHI, V.; ARAÚJO, M. C. P.; BARCELLOS, C. R. H.; BOFF, E. T. O. A trilha Vó Preta: conhecimento comunitário na formação de estudantes e professores. Encuentro Iberoamericano de Colectivos y Redes de Maestros y Maestras, Educadores y Educadoras Que Hacen Investigacion e Innovacion Desde Su Escuela y Comunidad, 8., 2017. Memória. México, 2017.

BRASIL. Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente: Primeira década de uma história. Ministério do Meio Ambiente, Órgão Gestor do PNEA - Brasília - DF: MMA, 2018. 1 v. 76 p.

BRASIL. Lei Nº 9433, de 08 de janeiro de 1997. Institui a Política Nacional de Recursos Hídricos. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9433.htm>. Acesso em dez.2021.

BRASIL. Lei Nº 9795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm>. Acesso em dez.2021,

BRASIL. Indicadores Brasileiros para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: <https://odsbrasil.gov.br/>. Acesso: 20 out. 2021.

BRASIL. Lei Nº 14.017, de 29 de junho de 2020. Dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas durante o estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/lei/L14017.htm>. Acesso: 20 out. 2021.

CALLISTO, M.; FERREIRA, W. R.; MORENO, P.; GOULART, M.; PETRUCIO, M. Aplicação de um protocolo de avaliação rápida da diversidade de habitats em atividades de ensino e pesquisa (MG-RJ). Acta Limnologica Bras, v. 14, n. 1, p. 91-98, 2002.

CORNELL, J. Vivências com a Natureza: Guia de atividades para pais e educadores. 3 ed. São Paulo: Aquariana, 2008.

CULLEN JR, L. et al. Trampolins ecológicos e zonas de benefício múltiplo: ferramentas agroflorestais para a conservação de paisagens rurais fragmentadas na Floresta Atlântica Brasileira. Revista Natureza e Conservação, Curitiba, v. 1, n. 1, p. 37-46, 2003

DAL ROS, M.G.O. Alvarista Gonzagre de Oliveira, a Vó Preta. VIDEO, 2021.Disponivel em: <https://sites.google.com/sou.unijui.edu.br/tdvp/v%C3%ADdeos?authuser=0>.

FERREIRA, F. W. Laudo técnico ambiental das áreas de preservação permanente (áreas limítrofes aos recursos hídricos): fauna e flora local. Ijuí, 2018 (não publicado).

GORNI, G., PEIRÓ, D.F., SANCHES, N. Oligochaeta aquático (Annelida: Clitellata) do Estado de São Paulo: Revisão da Diversidade e Ocorrência. Biota Neotropica, v.15, n.1, 2015, pp. 1-8.

HANNAFORD, M. J.; BARBOUR, M. T.; RESCH, V. H. Training reduces observer variability in visual-based assessmentes of stream habitat. Journal of the North American Benthological Society, v. 16, n. 4, p. 853-860, 1997.

IJUI. Lei Municipal Nº 5532, de 11 de novembro de 2011. Dispõe sobre a Política Municipal de Saneamento Básico e o Plano Municipal de Saneamento Básico (PLAMSAB) do Município de Ijuí. Disponível em: <https://leismunicipais.com.br/a/rs/i/ijui/lei-ordinaria/2011/554/5532/lei-ordinaria-n-5532-2011-dispoe-sobre-a-politica-municipal-de-saneamento-basico-e-o-plano-municipal-de-saneamento-basico-plamsab-do-municipio-de-ijui-2020-04-08-versao-compilada>. Acesso em dez. 2021.

IJUI. Lei Municipal Nº 5469, de 15 de julho de 2011. Institui o Plano Diretor de Arborização Urbana do Município de Ijui e dá outras providências. Disponível em: <https://leismunicipais.com.br/a/rs/i/ijui/lei-ordinaria/2011/546/5469/lei-ordinaria-n-5469-2011-institui-o-plano-diretor-de-arborizacao-urbana-do-municipio-de-ijui-e-da-outras-providencias>. Acesso em dez.2021.

LIBÓRIO, T. R. A importância dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, no desafio da educação para os direitos humanos. Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos, Bauru, v. 9, n. 1, 2021.

LIMA, A. J. R.; ABRUCIO, F. L.; BEZERRA, F. C. V. Governança dos recursos hídricos proposta de indicador para acompanhar a sua implementação. São Paulo: WWF – Brasil: FGV, 2014. <https://wwfbr.awsassets.panda.org/downloads/wwf_fgv_governanca_dos_recursos_hidricos.pdf>. Acesso em: dez. 2021.

LOUREIRO, C. F. B. Educação Ambiental Transformadora: identidades da Educação Ambiental brasileira. Brasilia (DF): Edições Ministério do Meio Ambiente, 2004. Disponível em: <https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/download/897/355/0>. Acesso em: dez. 2021.

MELLER, D.A. Aves da região noroeste do Rio Grande do Sul. Santo Angelo, Tenodé, 2017.

MIRON, T. da S. L.; AZZOLIN, R. N.; MARX, J. M.; BIANCHI, V. Coleta de resíduos sólidos em uma área de preservação permanente (APP) no campus da Unijuí, Ijuí, RS. Salão do Conhecimento, 2019. Disponível em <https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/salaoconhecimento/article/view/11905>. Acesso: 27 de junho de 2022.

MONTEIRO, M. A. Impactos ambientais – o caso da microbacia do arroio Espinho, Ijuí, RS. Boletim Gaúcho de Geografia, AGB-PA, Porto Alegre, n. 24, p. 9-160, maio 1998.

MUGNAI, R.; NESSIMIAN, J.L.; BAPTISTA, D.F. Manual de Identificação de Macroinvertebrados Aquáticos do Estado do Rio de Janeiro. 1.ed. Rio de Janeiro, Technical Books, 2010.

PESCKE, I. K.; PEREZ, K. J.; LARA, D. M. Se não agora, quando? Água e saneamento como ODS da Agenda 2030 e a realidade no Rio Grande do Sul (Brasil). Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 17, n. 2, p. 433-451, 2022.

PIEPER, D. S.; SANTOS, T.; PIMENTEL, R. Meio ambiente e justiça ambiental: a Educação Ambiental como práxis social. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental REGET/UFSM, Santa Maria, v. 5, n. 5, 2012.

PINTO, A. de K. M.; LOPES, L. B.; ASSIS, D. M. S.; TAVARES-MARTINS, A. C. C. O impacto de uma trilha ecológica na ampliação das concepções de natureza em alunos de uma unidade de conservação. Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 17, n. 2, p. 369-388, 2022.

RADTKE, L. Protocolos de avaliação rápida: uma ferramenta de avaliação participativa de cursos d’água urbanos. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil, Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.

RAFAEL, J.A. (ed.). Insetos do Brasil: Diversidade e Taxonomia. Ribeirão Preto, Holos, 2012.

RIBEIRO, L.O.; UIEDA, V.S. Estrutura da comunidade de macroinvertebrados bentônicos de um riacho de serra em Itatinga, São Paulo, Brasil. Revista Brasileira de Zoologia, p. 613-618, 2005.

SAUVÉ, L. Viver juntos em nossa terra: desafios contemporâneos da Educação Ambiental. Revista Contrapontos, Univali, v. 16, n. 2, p. 288-299, maio-ago. 2016.

SORRENTINO, M. O melhor de ambos os mundos: pessoas comprometidas com as transformações socioambientais – uma perspectiva latino-americana de Educação Ambiental. Conferência Internacional de Educação Ambiental e Sustentabilidade “O Melhor de Ambos os Mundos”, 6., 2014. Anais [...]. Universidade de São Paulo. SESC. Bertioga, São Paulo, 2014.

TROIAN, L. C. et al. Florística e padrões estruturais de um fragmento florestal urbano, região metropolitana de Porto Alegre, RS, Brasil. Iheringia, Série Botânica, Porto Alegre, v. 66, n. 1, p. 5-16, 2011.

Published

2022-08-01

Issue

Section

Artigos

How to Cite

FERREIRA, Francesca Werner; BIANCHI, Vidica; PANSERA DE ARAÚJO, Maria Cristina; FACHINETO, Juliana Maria. Historical and environmental rescue of the Vó Preta Trail - Arroio Espinho, Ijuí, RS. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 17, n. 4, p. 208–224, 2022. DOI: 10.34024/revbea.2022.v17.13764. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/13764. Acesso em: 5 dec. 2025.