Cultura para o desenvolvimento sustentável em Salvador (BA): um relato a partir do ensino de direito ambiental em uma universidade privada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.13707

Palavras-chave:

Meio ambiente, Desenvolvimento sustentável, Cultura, Salvador, Recursos Hídricos

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar resultados de três projetos de ensino e pesquisa, desenvolvidos pelo autor, quando docente da disciplina Direito Ambiental, no período de 2011 a 2017, do Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE), Salvador, Bahia, Brasil. A metodologia adotada para consolidação do trabalho foi a pesquisa-ação (TRIP, 2005). Os resultados do trabalho foram percebidos em três momentos: Projeto “Cultura para o Desenvolvimento Sustentável”, realizado no Terreiro de Jesus, Pelourinho, Salvador, Bahia (i); Exposição didático-fotográfica semestral dos acadêmicos do curso de Direito, Universidade Jorge Amado, Salvador, Bahia (ii); e, Projeto “As águas da terra de Iemanjá” (iii), Salvador, Bahia, Brasil.

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Biografia do Autor

Guilherme Aparecido da Silva Maia, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Graduado em Direito, especialista em Inovação e Difusão de Tecnologias (UFMS), mestre e doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional (UNIDERP), pós-doutorando em Direito (UFMS), na linha de pesquisa Direitos fundamentais, democracia e desenvolvimento sustentável. Atua nas áreas do Direito Constitucional, Administrativo, Ambiental, Humanos e Propriedade Intelectual; membro do Grupo de Pesquisas Direito, Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável. Atualmente é docente do curso de Direito da Estácio de Sá, Campo Grande/MS, Bolsista CNPq (Orientador Local de Inovação).

Grupo de Pesquisa: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9149417209362289

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Publicado

01-06-2022

Como Citar

Maia, G. A. da S. (2022). Cultura para o desenvolvimento sustentável em Salvador (BA): um relato a partir do ensino de direito ambiental em uma universidade privada. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(3), 230–243. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.13707

Edição

Seção

Relatos de Experiências
Recebido: 2022-04-14
Publicado: 2022-06-01